Equipe da UFCA é uma das vencedoras do Concurso dos Novos 2024, promovido pelo Dragão Fashion Brasil

Publicado em 30/07/2024. Atualizado em 31/07/2024 às 08h43

Equipe de designers da UFCA durante anúncio dos vencedores do Concurso dos Novos 2024, em Fortaleza. Foto: Jonas Campos

Pelo segundo ano consecutivo, uma coleção de moda criada por estudantes de Design, com Ênfase em Moda, da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi uma das vencedoras do Concurso do Novos, idealizado pelo Dragão Fashion Brasil. O Dragão Fashion (DFB) é o maior evento de Moda Autoral da América Latina e ocorre anualmente em Fortaleza.

Celebrando a sua vigésima quinta edição, o evento teve como temática o “Ano do Dragão”, no qual destacou as figuras de três dragões: o Dragão chinês, que na mitologia chinesa pode ser visto como um sinal de prosperidade; o Dragão do Mar, importante figura do movimento abolicionista no Ceará; e o próprio Dragão Fashion.

Nesta edição do evento, equipes de dez instituições foram selecionadas para desfilar suas coleções e concorrer a R$ 20.000,00 – no caso da primeira colocada. A coleção criada pelos designers da UFCA ficou em terceiro lugar geral. O primeiro lugar foi para a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o segundo, para a equipe do Centro Universitário Ateneu (Uniateneu).

Além das instituições já citadas, também participaram do concurso a Federal do Rio Grande do Norte (UFRN – campus Caicó); a Federal de Minas Gerais (UFMG); a Universidade de Fortaleza (Unifor); o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê); a Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o curso de Moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Prática (Senai Modas – RN).

Fazem parte da equipe da UFCA os estudantes Camilly Macitas, Luís Eduardo, Giovanna Rodrigues, Adriana Basílio, Bella Sampaio e Pedru Lima. Juntos, eles ficaram responsáveis pela pesquisa, criação e styling das peças. Os discentes foram selecionados por meio de um edital interno e orientados pelos professores Davi Moreira e Cris Silva.

Equipe de designers da UFCA que criaram a coleção “Descender”. Da esquerda para direita: Adriana Basílio, Luís Eduardo, Camilly Macitas, Giovanna Rodrigues, Bella Sampaio e Pedru Lima. Foto: arquivo pessoal

Coleção “Descender”

A coleção elaborada pelos discentes da UFCA, para esta edição do Concurso dos Novos, recebeu o nome “Descender” por recontar metaforicamente as lendas e histórias sobre a criação da região do Cariri cearense. Ao todo, a coleção é composta por 20 peças, divididas em sete looks conceituais e um comercial.

Segundo Bella Sampaio, a equipe optou por criar uma narrativa que abordasse a história do Cariri, alinhando-se à temática do evento: “No passado, quando tudo era mar, havia dragões na região [do Cariri] e estes eram símbolos de liberdade e prosperidade. No entanto, com o recuo das águas, surge a Chapada [do Araripe], suas camadas vão se formando e sedimentando uma história de milênios”, disse.

Bella explicou ainda que, para trazer a mitologia dos dragões para os dias atuais, a equipe também se inspirou no Kariridraco dianae – espécie de pterossauro que viveu há mais de 100 milhões de anos. O fóssil do “dinossauro alado” foi encontrado na região da Chapada do Araripe, em Santana do Cariri, por pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), da Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Museu Nacional (RJ).

“Paralelo a essa mitologia, de forma metafórica, a coleção “Descender” também era uma analogia ao processo criativo dos estilistas que já passaram pelo evento, que seriam os dragões e como nós, ‘Dracos Kariri Dianaes’, descendemos deles”, complementou Bella.

De acordo com Davi, a equipe buscou também reduzir os impactos negativos causados pela indústria do vestuário, utilizando-se de materiais não convencionais: “O reaproveitamento de materiais descartados, uso de pigmento vegetal no tingimento de algumas peças e utilização prioritária de tecido feitos a partir de fibras naturais estão entre as decisões que refletem nossa responsabilidade socioambiental [durante a criação da coleção]”, destacou.

Coleção “Descender” fotografada no backstage do Dragão Fashion Brasil 2024. Foto: Nicolas Gondim

Outras participações da UFCA no Concurso do Novos

Essa não é primeira vez que estudantes do curso de Design da UFCA participam do Dragão Fashion Brasil. Em 2023, a equipe da UFCA foi a grande vencedora do concurso, com a coleção “Autofagia”

Em 2020, foi a vez da coleção DES-CONECTADOS ser destaque no Concurso do Novos. Naquele ano, o tema era “Agora: Sustentabilidade + Tecnologia na construção de novos tempos para o consumo de moda e estilo”.

Para Bella, que participou da edição 2024, a moda no Cariri é muito diversificada e ser destaque em eventos como o Dragão Fashion ajuda a divulgar e fortalecer a região: “Poder levar mais uma vez uma coleção para um evento tão grande e ainda trazer mais um troféu para o Cariri é uma forma de podermos mostrar o que essa região tão linda, repleta de cultura, história e muitas técnicas manuais tem a oferecer para o mundo da moda”, finalizou.

Curso de Design – Ênfase em Moda
design.iisca@ufca.edu.br