Com trabalho sobre cultivo de bananeiras no Cariri, estudante da UFCA conquista segundo lugar em Prêmio TCC, do Crea/CE
Publicado em 26/11/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h20
No Cariri cearense, cerca de 2,8 mil hectares de terra são usados para o cultivo de bananeiras, sendo as cidades de Barbalha e de Missão Velha destaques produtivos na região. Embora essa seja uma cultura importante para o sul do Ceará, não existem informações referentes à sustentabilidade nessas plantações – tanto em propriedades familiares quanto empresariais.
A estudante Karolynne Peixoto, do curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordando essa questão. Intitulado “Diagnóstico rápido da sustentabilidade dos cultivos de bananeira em propriedades de níveis familiar e empresarial no Cariri cearense”, o TCC da estudante foi contemplado, no último dia 18 de novembro, com a segunda colocação geral na Segunda Edição do Prêmio TCC, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea/CE).
O Prêmio TCC do Crea/CE (link para uma nova página) é uma inciativa que, por meio do Colégio de Instituições de Ensino Superior (CIES), visa promover discussões e melhorias no Ensino de Engenharia, Agronomia e Geociências no Estado. Com isso, o prêmio divulga produções acadêmicas de nível superior, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em produtos, processos e serviços e, ainda, para a aproximação de academia e indústria.
Puderam participar desta edição do prêmio, que ocorreu de forma híbrida, autores de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) finalizados em 2020 (ou com previsão de conclusão no ano letivo de 2021), realizados por estudantes e egressos de instituições de Ensino (públicas ou privadas), dos cursos de graduação em Engenharias, Agronomia e Geociências reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e devidamente cadastrados junto ao Crea/CE.
A Pesquisa Premiada
Orientada pelo professor da UFCA Sami Michereff, a pesquisa foi realizada em 10 propriedades da região (5 familiares e 5 empresariais), tendo como objetivo identificar as diferenças entre essas áreas produtoras e realizar o diagnóstico rápido da sustentabilidade. Foram analisados, por exemplo, os indicadores de qualidade do solo.
O coordenador do curso de Agronomia da UFCA, Felipe Câmara, explica que receber esse prêmio reforça a importância dos projetos elaborados no curso de Agronomia da UFCA, que já funciona há 15 anos na região: “Este prêmio é muito importante, pois evidencia a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no curso, gerando Ciência e Tecnologia na área de Ciências Agrárias”, ressaltou.
Serviço
Curso de Agronomia
agronomia.ccab@ufca.edu.br