Estudante da UFCA vai representar Brasil em evento da ONU

Publicado em 14/01/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 16h51

Aluna representante do Brasil na ONU
Foto: Divulgação Enactus UFCA

A estudante de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Rhana Erika, vai integrar o grupo de 14 jovens que representarão o Brasil como delegados no Youth Assembly (YA, “assembleia da juventude”, em tradução livre): um evento anual da Organização das Nações Unidas (ONU) que debate o papel da juventude no desenvolvimento sustentável global e oferece a jovens de todo o mundo a oportunidade de serem protagonistas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, ao lado de grandes líderes mundiais.

O evento ocorrerá em Nova Iorque, onde fica a sede da ONU, de 15 a 17 de fevereiro de 2019, na New York University (NYU). A conferência vai promover debates, workshops, minicursos e mentoria. Segundo Rhana, durante a programação, os jovens poderão ouvir grandes líderes e também explanar as suas iniciativas locais. Conforme a descrição do evento, no site da Youth Assembly, “todas as sessões da conferência procurarão desenvolver e fortalecer habilidades práticas tangíveis e pragmáticas que possam ser usadas de maneira imediata e eficaz para resolver problemas locais e globais”.

A YA é organizada pela Friendship Ambassadors Fondation (FAF): organização sem fins lucrativos, formalmente associada ao Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI.NGO), que promove educação global desenvolvendo lideranças juvenis e programas de intercâmbio cultural. No Brasil, foi criado o grupo NovaVoz ONU, para reunir os jovens interessados em participar da conferência.
Enactus UFCA

Rhana é integrante da rede global de empreendedorismo social Enactus, com atuação no Brasil desde 1998. Na UFCA desde 2009, a Enactus desenvolve atualmente três projetos no Cariri, idealizados e realizados por estudantes locais, sob supervisão de professores da universidade: o Bio+, que fomenta práticas e tecnologias de baixo custo para o plantio de hortaliças e frutas de forma sustentável; o Rede de Associados do Time Enactus UFCA (Redae), que atua na comercialização e divulgação do que é produzido; e o Mulecas, que auxilia a inserção de mulheres no mercado de trabalho com oficinas de artesanato. Rhana compõe a Enactus UFCA desde junho de 2018.

Candidatura de delegada

Ainda segundo a estudante, o caminho até a YA começou com a visualização de um post em perfis digitais da estudante de arquitetura da Universidade de Fortaleza (Unifor), Mariana Saraiva. Mariana foi nomeada embaixadora brasileira do evento e, portanto, foi responsável por auxiliar a seleção dos jovens delegados que representarão o Brasil no YA: “Eu troquei e-mails com a Mariana e contei sobre o meu trabalho na Enactus UFCA. Alguns meses depois, ela me comunicou da minha aprovação”, relata. Segundo o NovaVoz Onu, para ser um delegado na YA, é preciso ter de 16 a 28 anos, estar engajado na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, estar se destacando em sua comunidade local pelo impacto de seus projetos, ter perfil de liderança e ser capaz de se comunicar em inglês (falar e compreender). Serviço

23ª Sessão da Assembleia da Juventude – Youth Assembly (YA)

De 15 a 17 de fevereiro de 2019, na New York University (NYU)