Estudantes de 13 cursos da UFCA participam de colação de grau coletiva a partir desta quinta-feira, 27 de maio

Publicado em 27/05/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h55

Estudante segura diploma durante cerimônia de colação de grau realizada no campus Juazeiro do Norte, em 2019. Foto: Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) realiza mais uma colação de grau coletiva este ano, a partir desta quinta-feira, 27 de maio de 2021. 58 estudantes, de 13 cursos de graduação, vão colar grau em dois dias de cerimônia. Hoje e amanhã, as colações de grau terão início às 19h30, com transmissão pelo Auditório Virtual da UFCA (link para uma nova página).

No primeiro dia, receberão o grau de suas formações estudantes de Agronomia, de Engenharia Civil, de Engenharia de Materiais e de Medicina. No segundo, será a vez de concludentes dos cursos de Administração, de Administração Pública, de Biologia (Licenciatura), de Design de Produto, de Filosofia (Licenciatura), de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática, de Jornalismo, de Matemática e de Música.

Modalidades de Colação de Grau

A última colação de grau realizada pela UFCA foi promovida em 10 de maio de 2021, solicitada por cinco estudantes de Medicina que atingiram 75% das horas de internato exigidas pelo Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Em 2020, o Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria 383, de 9 de abril de 2020 (link para uma nova página), autorizando as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), excepcionalmente – enquanto durar a situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus –, a anteciparem a colação de grau de alunos no último período de cursos na área de Saúde (Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia), “desde que completada 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado”. Assim, os discentes da UFCA puderam solicitar colação de grau antecipada.

Antes da pandemia de covid-19, todos os semestres, a UFCA realizava a chamada colação de grau coletiva com cerimônia – que, no contexto presencial, são os eventos em que os estudantes concludentes trajam beca. No contexto de pandemia, essa cerimônia passou a ser realizada remotamente. A Portaria Nº 10/Prograd/UFCA (link para uma nova página), que disciplina colações de grau remotas na UFCA, não determina um número mínimo de graduandos nas cerimônias coletivas, mas prevê que os eventos sejam realizados após o acúmulo de pelo menos 30 solicitações de colação, por meio do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac/UFCA – link para uma nova página), ou quando completarem dois meses da última cerimônia de colação de grau remota com solenidade. Os pedidos de colações de grau podem ser formalizados a qualquer tempo.

As cerimônias coletivas desta semana, por exemplo, serão realizadas pelo fato de terem se passado dois meses desde a última colação de grau coletiva na UFCA, realizada no fim de março deste ano (link para uma nova página).

Já a colação de grau especial ocorre quando a(o) formanda(o) necessita colar grau antes da cerimônia coletiva por motivos específicos, como aprovação em cursos de pós-graduação, aprovação em concurso público ou contratação em empresas. Assim, os solicitantes dessa modalidade precisam comprovar que atendem a pelo menos um desses requisitos.

Com as formaturas de hoje e de amanhã, sobe para 148 o número de estudantes formados na UFCA em 2021. Após as duas cerimônias desta semana, a UFCA contabiliza 8 eventos de colações de grau em 2021, entre especiais, coletivas e antecipadas.

Formandos de Medicina cumpriram 75% do internato e participarão da colação de grau

Os dois formandos de Medicina que participarão da cerimônia desta quinta-feira cumpriram 75% das horas de internato e, assim, participariam de colação de grau antecipada (sem necessidade de comprovação de aprovação em seleções ou concursos), mas, pelo fato de a época de alcance dos 75% do internato ter coincidido com a data programada de colação de grau coletiva dos cursos de Engenharia oferecidos pela UFCA, esses formandos de Medicina receberão o grau de médicos na mesma cerimônia dos futuros engenheiros. Para facilitar o envio da ata para registro em conselho de classe (o que, no caso da Medicina, precisa ser imediato), os egressos de Medicina terão ata específica, separada dos demais cursos.

Assinatura presencial da Ata

Após a cerimônia remota, os formandos devem comparecer à Divisão de Diplomas da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) para a assinatura presencial da ata. A Divisão de Diplomas realiza atendimentos presenciais às terças e sextas-feiras, das 13h30 às 16h45, no campus Juazeiro do Norte (bloco I, sala 204), sob rígidos protocolos de biossegurança para contenção da covid-19. Lá, também são entregues os diplomas aos egressos.

Divisão de Diplomas diplomas.prograd@ufca.edu.br

Entrega de Diplomas e Assinatura de Ata