Família do professor Augusto Tavares doa acervo do docente para a Universidade
Publicado em 06/08/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h25
A Família do professor do curso de Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Augusto Tavares – falecido em 18 de julho de 2020, vítima de câncer -, doou 289 livros acadêmicos que pertenciam ao docente para o Sistema de Bibliotecas da UFCA (Sibi/UFCA). Muitas das obras do acervo são relacionadas ao chamado “Campo de Públicas”: um campo multidisciplinar de Ensino e Pesquisa envolvendo questões de bem-estar coletivo e de políticas públicas inclusivas.
O termo de doação ao Sibi/UFCA elenca os títulos das obras, entre as quais figuram “Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável”, do economista polaco-francês Ignacy Sachs; “O Massacre da Natureza”, do jornalista e historiador brasileiro Júlio José Chiavenato e “O Futuro da Democracia”, do filósofo italiano Noberto Bobbio. Entre os autores dos livros doados estão clássicos da Sociologia, como Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber; da Pedagogia, como Paulo Freire; e da Economia Solidária, como Paul Singer. Entre autores de universidades cearenses, há exemplares de pesquisadores como Linda Gondim (UFC), Irlys Barreira (UFC) e Domingos Sávio Cordeiro (Urca) – além do próprio Augusto Tavares, que é coautor da obra “Incubação Economia Solidária: Contextos, Desafios e Perspectivas” e autor da monografia “A Universidade Estadual do Ceará nos anos 80, sob auspícios da autonomia consentida”.
“O compromisso do Augusto era muito com esse curso [de Administração Pública], [ele] tinha um amor muito grande [pelo curso], ele vestia a camisa mesmo, estava junto… E, com certeza, ele vai ficar feliz de saber que está contribuindo ainda com o curso de Administração Pública e com a Universidade em geral. Ele tinha muito apreço pela Universidade. A memória do Augusto está presente aqui [no acervo]. Eu fico feliz de poder contribuir com essa doação”, afirmou o também professor do curso de Administração Pública da UFCA, Geovani Tavares, irmão de Augusto. Segundo o docente, a ideia de doar os livros do professor partiu também das filhas de Augusto, Adrya e Dryelle.
Os livros foram entregues à Universidade em 29 de julho de 2020. Conforme o bibliotecário da UFCA, Jorge Nogueira, que recolheu os exemplares, a catalogação das obras provavelmente só vá ocorrer em 2021, por esta ser uma atividade obrigatoriamente presencial. Em razão da pandemia de Covid-19, a UFCA suspendeu suas atividades presenciais por tempo indeterminado.
Trajetória
Augusto Tavares se tornou professor efetivo da UFCA no fim de 2013. Em menos de um ano, ele lecionou 6 disciplinas no curso de Administração Pública, Gestão Pública e Social (Sociologia Brasileira, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas, Fundamentos de Políticas Públicas, Residência Social em Núcleo de Conhecimento, Fundamentos de Sociologia e Cultura e Gestão da Memória Social), assumiu a vice-coordenação do curso de Administração Pública da UFCA, participou do Núcleo Docente Estruturante (NDE) que iniciou a reformulação do Projeto Pedagógico da formação, coordenou a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (Iteps/UFCA – projeto de Extensão que lida com metodologias de incubação em economia solidária) e ainda se tornou membro do então Conselho Universitário Pro Tempore (Consup/UFCA).
Ao longo dos quase 7 anos de UFCA, Augusto assumiu a Coordenação da Regional Nordeste da Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCP´s); integrou o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema); assumiu por 2 anos a Coordenação do Curso de Administração Pública, Gestão Pública e Social; assessorou o Núcleo dos Programas Institucionais de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA); entre outras atribuições acadêmicas e administrativas.
O professor teve também participação importante na consolidação do campo de Públicas em âmbito nacional, integrando a comissão técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) responsável pela elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais específicas da área. Além disso, ajudou a fundar a Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP), da qual foi diretor de Extensão, na primeira gestão da entidade.
Atualmente, Augusto estava em licença das atividades acadêmicas para cursar doutorado em Desenvolvimento Sustentável, pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB). Nesse período, vinha lutando contra o câncer. Cheio de planos para o futuro, pensava em retornar do doutorado e reassumir a Coordenação do curso de Administração Pública, Gestão Pública e Social da UFCA – pelo qual concentrou sua dedicação e nutria grandes expectativas. Ainda em vida, Augusto defendeu remotamente – com o apoio da sua orientadora, Cristiane Gomes Barreto (professora do CDS/UnB) – sua tese de doutorado, intitulada “Participação e meio ambiente: uma análise da gestão participativa nas Unidades de Conservação estaduais do Ceará”. Ao fim da defesa, além da aprovação do trabalho, ele recebeu uma homenagem da banca examinadora – conquistando o título de doutor no fim de junho passado.
Serviço
Sistema de Bibliotecas (Sibi/UFCA)
sibi@ufca.edu.br