Conheça os cursos de graduação da UFCA: bacharelado e licenciatura em Filosofia

Publicado em 01/02/2022. Atualizado em 29/09/2022 às 16h32

Foto: Gabriela Meneses - Dcom/UFCA

Vagas: 50 vagas anuais (30 para licenciatura e 20 para bacharelado)
Semestres: 8
Modalidade: bacharelado e licenciatura
Campus: Juazeiro do Norte
Período: noturno

De origem grega, a palavra Filosofia – amor (philo) e sabedoria (sophia) – remete à relação com o saber. Assim, o papel do/a filósofo/a é justamente buscar o conhecimento. Em um mundo contemporâneo cada dia mais tomado por opiniões fragmentadas, o interesse por conhecer é fundamental.

Anualmente, diversos cursos de graduação em Filosofia (sejam públicos ou privados, em universidades e faculdades brasileiras) formam pessoas que decidiram transformar essa vontade de conhecer em profissão. Filósofos/as e professores/as de Filosofia saem das instituições com títulos de bacharéis ou de licenciados, respectivamente, para atuarem principalmente em Pesquisa (na área ou em áreas afins), no Ensino Médio ou no próprio Ensino Superior.  

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferece formação em Filosofia desde 2006, no campus Juazeiro do Norte. Atualmente, a instituição oferta dois cursos na área: o de bacharelado e o de licenciatura. O bacharelado oferece 20 vagas anuais para novos estudantes e a licenciatura, 30 vagas por ano.

As duas graduações funcionam no período noturno, com entrada anual pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou pela abertura semestral de vagas remanescentes para transferidos e graduados. A admissão, nos dois casos, utiliza como parâmetro de classificação a pontuação atingida pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Na UFCA, as duas graduações integram o Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA), uma das seis unidades acadêmicas da Universidade. Também compõem o IIsca/UFCA os cursos de Música, Jornalismo, Design e Letras/Libras.

Estudantes de Filosofia na UFCA, durante atividades do grupo de estudos Antígona (antes da pandemia da covid-19). Foto: arquivo pessoal

A UFCA passou a ofertar o curso de graduação em Filosofia quando ainda era Universidade Federal do Ceará (UFC) – campus Cariri. Na época, os estudantes escolhiam entre as modalidades de bacharelado ou de licenciatura ao longo do curso. Hoje, no entanto, a UFCA oferece dois cursos em separado, devendo o/a ingressante decidir pela modalidade ainda durante a seleção para ingresso.

A mudança, conforme a atual coordenadora do curso de bacharelado em Filosofia na UFCA, professora Camila Prado, ocorreu no início da década de 2010, por determinação do Ministério da Educação (MEC). O objetivo era atender ao parecer CNE/CES nº 492/2001 e à resolução CNE/CES nº 12, de 13 de março de 2002 – que tratam das diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Filosofia.

Diferença entre os cursos de licenciatura e de bacharelado

A diferença básica entre o bacharelado e a licenciatura está no perfil do/a egresso/a e, consequentemente, naquilo que será ofertado ao longo do curso. “Enquanto o bacharelado forma pesquisadores em Filosofia, especialmente aqueles com interesse em prosseguir os estudos em programas de pós-graduação, a licenciatura gradua pesquisadores com habilitação para a docência na Educação Básica, principalmente no Ensino Médio, em que a Filosofia é disciplina obrigatória”, explica Camila Prado, atual coordenadora do curso de bacharelado em Filosofia na UFCA. 

O professor Francisco José da Silva, atual coordenador da licenciatura na UFCA, explica que o/a bacharel/a tem como foco a Pesquisa em Filosofia Geral, as suas questões e os seus temas centrais, com possibilidades de exercício da profissão em diversas áreas, como divulgação científica, Jornalismo, Artes e Docência. Já o/a licenciado/a, conforme o professor, atua como docente na área de Filosofia, mas também pode atuar em áreas afins. 

Professor Francisco José da Silva, atual coordenador da licenciatura, na oitava Semana de Filosofia da UFCA, em 2017. Foto: Emanoella Callou-DCom/UFCA

Estrutura curricular

Ao longo de oito semestres (extensíveis até 12 semestres), os graduandos de ambos os cursos passam por disciplinas obrigatórias (que apresentam a História da Filosofia e suas áreas tradicionais) e por disciplinas optativas, com o aprofundamento de estudos em temas específicos, autores ou obras filosóficas.  

Entre as obrigatórias estão Histórias da Filosofia (Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea), Ética, Filosofia Política, Metafísica, Filosofia da Ciência e Estética. Já as disciplinas de Filosofia Africana, de Filosofia Oriental, de Filosofia Ameríndia e de Filosofia Brasileira são exemplos de optativas em ambas as graduações. 

Os cursos, portanto, seguem uma matriz comum dos estudos de Filosofia. No caso da licenciatura, há o acréscimo de disciplinas obrigatórias pedagógicas, como Didática, Psicologia da Educação, Estrutura do Ensino e Estágio Supervisionado. 

De acordo com o novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do bacharelado em Filosofia, que deve entrar em vigor ainda em 2022, os estudantes da formação devem cumprir carga horária total de 2.824 horas. Esse total envolve três eixos de conteúdos – teóricos-básicos (obrigatórios), teóricos-específicos (optativos) e teórico-práticos (obrigatórios) –, as atividades complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Professora Camila Prado, atual coordenadora do bacharelado, ministrando aula de grego. Foto: Arquivo pessoal

Já na licenciatura, que também deve ter novo PPC em 2022, o cumprimento total é de 3.288 horas, divididas entre quatro eixos de conteúdos – teóricos básicos (obrigatórios), teóricos específicos (optativos), pedagógicos (obrigatórios) e teórico-práticos (obrigatórios) –, os estágios supervisionados, as atividades complementares e o TCC.  

Nas duas graduações, os estudantes também podem cursar, dentro do eixo de créditos optativos, as chamadas “disciplinas livres”. São disciplinas de caráter geral, fora do grupo específico de disciplinas da Filosofia.  Assim, o/a discente pode escolher uma disciplina livre oferecida por outro curso da Universidade.

Estudantes durante a Nona Semana de Filosofia da UFCA em 2018. Foto: Arquivo DCom/UFCA

Projetos 

Além das atividades regulares em sala de aula, professores e estudantes do bacharelado e da licenciatura em Filosofia na UFCA envolvem-se, anualmente, em projetos de Pesquisa, de Extensão, de Ensino e de Cultura. Os discentes que participam dessas iniciativas podem até mesmo receber bolsas remuneradas para realizar as atividades. Para a professora Camila Prado, a participação em projetos faz parte da experiência da formação em Filosofia na UFCA. 

Para além da formação, o professor Francisco José da Silva acredita que os projetos, especialmente no caso da licenciatura, promovem a atualização do saber, por meio de encontros e de debates sobre Ensino da Filosofia. “Essa contribuição se amplia com mini cursos, oficinas, capacitações, eventos e publicações que têm sido essenciais, no sentido de preparar os futuros docentes da Educação Básica”, ressaltou. 

Professora Camila (falando, ao centro) com os estudantes no projeto Trilhas Filosóficas (antes da pandemia da covid-19). Foto: Arquivo pessoal

Entre as iniciativas, há projetos de Extensão e Cultura em Filosofia com recortes variados, como Filosofia para/com Crianças, Mulheres na Filosofia e prática da Yoga. Entre projetos de Pesquisa, há iniciativas sobre Filosofia da Cultura, Filosofia da Tecnologia, Filosofia Analítica, Filosofia Ameríndia, Filosofia da Diferença, Filosofia Medieval e, ainda, sobre Mulheres na Filosofia. Já no campo do Ensino, há o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o de Residência Pedagógica. 

Professor Emanuel Marcondes (de óculos, em primeiro plano), também coordenador do projeto Residência Pedagógica em Filosofia, com equipe do grupo de estudo em Cibernética. Foto: Arquivo pessoal

“Esses quatro anos de graduação passam tão rápido que eu quero sentir que foram bem aproveitados”

Ana Paula da Costa, paulista de nascimento e caririense de coração, ingressou no curso de licenciatura em Filosofia na UFCA no semestre 2019.1, depois de passar por uma graduação em Administração (concluída em 2012), em uma faculdade privada.  

“Decidir encarar de novo uma universidade foi reflexo de mudanças que me ocorreram nos últimos anos. Um reforço no meu hábito de leitura, o contato e a convivência com pessoas da área de humanas, um despertar crítico do contexto social, a curiosidade… Todos esses fatores me apontavam uma mudança de direção profissional e pessoal, porque a área que eu trabalhava já não me cabia mais”, relatou. 

Ana Paula conta que sempre gostou do ambiente acadêmico e do processo de aprendizagem, ressaltando que tem gostado ainda mais da experiência e da vivência na universidade pública: “Como ingressei em 2019.1, tive a oportunidade de vivenciar ainda um ano de aulas presenciais (antes da pandemia) e foi fantástico”, frisou. 

A estudante, que está indo para o sexto período do curso de licenciatura em Filosofia, já acumula significativa experiência acadêmica. No primeiro ano de curso, ela participou do projeto de Extensão “Filósofas”. Ana também foi bolsista do Programa de Iniciação Científica (Pibic), com a professora Camila Prado, desenvolvendo uma pesquisa sobre mulheres na Filosofia. Atualmente, ela é bolsista do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), atuando com estudantes do Ensino Médio na Escola Tiradentes, em Juazeiro do Norte. 

Estudante Ana Paula da Costa, no primeiro dia de aula, em 2019, no campus Juazeiro do Norte. Foto: Arquivo pessoal

“Tenho me engajado em todo tipo de atividade para as quais consigo tempo para participar. Eu quero (e gosto de) tirar o máximo de proveito deste curso, desta Universidade. Esses quatro anos de graduação passam tão rápido que eu quero sentir que foram bem aproveitados. (…)  Essas atividades extras nos permitem identificar melhor a área em que temos mais interesse em pesquisar e seguir nela e nos manter em contato com o que mais nos encanta dentro do macro, que é a Filosofia”, ressaltou Ana. 

O projeto que a estudante participa atualmente, o Pibid, de incentivo à docência (vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes),  tem como principal objetivo a iniciação, a capacitação e o desenvolvimento de futuros docentes de Filosofia no Ensino Médio. No Pibid, os discentes participam de atividades da comunidade escolar e executam projetos ligados à Filosofia. Atualmente, a coordenação do Pibid Filosofia está com o professor Francisco José. 

Professor Francisco José (de camisa estampada, ao centro) e a equipe do Pibid/Filosofia, em 2021. Foto: Arquivo pessoal

Dentro das atividades do projeto, Ana Paula participou das aulas de Filosofia e de Formação Cidadã, em que escolhia um tema social de interesse das turmas de Ensino Médio. “Como já estávamos em pandemia, acompanhamos as atividades da escola de forma on-line, assim como as aulas. (…) No fim de 2021, o colégio retornou às aulas presenciais e pudemos enfim pisar em chão de sala de aula, ter a experiência e a vivência prática da docência”, comentou. 

Ana Paula tem vontade de fazer mestrado após concluir seu curso. Isso, no entanto, não é prioridade no momento, já que, paralelamente à Universidade, ela se dedica também ao trabalho com artesanato. Mesmo a carreira na Filosofia não sendo prioridade atualmente, ela tem aproveitado o máximo possível a experiência acadêmica e recomenda a graduação na UFCA: “O curso é lindo, o corpo docente é competente e ‘gente fina’. Recomendo a utilização e a valorização desse espaço público que é nosso! Recomendo a Educação como ferramenta de transformação social, tão justa quanto urgente”, destacou. 

Pós-Graduação 

Os cursos em Filosofia da UFCA também desenvolvem atividades de pós-graduação, voltadas tanto para estudantes que estão concluindo o bacharelado ou a licenciatura quanto para quem já é professor/a de Filosofia. 

Nos últimos anos, já houve duas turmas na modalidade lato sensu (especialização): uma em Ensino de Filosofia, e outra, em andamento, em Metafísica e Epistemologia. Está em elaboração um projeto de mestrado na UFCA, mas ainda sem previsão de implantação, já que isso depende da aprovação de instâncias externas à Universidade.

Professores Fernando Gimbo (UFCA) e Vladimir Safatle (USP) em palestra sobre Foucault, Hegel e a loucura, em 2019. Foto: Gabriel Souza – Dcom/UFCA

“Foi a realização de um sonho: o sonho de retornar à UFCA, minha casa, agora na condição de professor efetivo”

No segundo semestre de 2007, quando o curso de Filosofia ainda era uma graduação recém-instalada no Cariri, o então estudante José Gladstone Almeida Júnior (natural de Recife e crescido no Cariri), hoje professor da UFCA, iniciou a carreira acadêmica ingressando na modalidade bacharelado. Naquele período, ele (que já tinha contato com textos de alguns filósofos desde o Ensino Médio) teve a oportunidade de conhecer a Filosofia de modo mais amplo e com mais profundidade. 

“A possibilidade de assistir às aulas com professores que possuíam interesses filosóficos bastante diversificados foi essencial. Isso ampliou meus horizontes, contribuiu para enriquecer meu modo de ver o mundo e me fez identificar um caminho profissional a seguir”, contou. Para Gladstone, toda essa experiência se tornou ainda mais significativa com a participação em grupos de Pesquisa e em outros projetos. 

Colação de grau de José Gladstone em 2011, no curso de Filosofia da então UFC – campus Cariri. Foto: Arquivo pessoal

“Para citar apenas dois destes que contribuíram para meu crescimento, gostaria de destacar o Nefa (Núcleo de Estudos em Filosofia Analítica), no qual conheci e me aprofundei nas áreas que mais despertam o meu interesse; e o projeto Filosofia e Produção do Conhecimento, no qual fui bolsista de iniciação à docência”. 

Logo após concluir a graduação, no primeiro semestre de 2011, ele deu aulas em uma faculdade particular no Crato e, no ano seguinte, foi aprovado no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC, em Fortaleza, para desenvolver Pesquisa na área de Filosofia da Mente. Em 2015, após a conclusão do mestrado, Gladstone conseguiu ingressar no doutorado em Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Enquanto Gladstone cursava o doutorado, foi lançado concurso para professor/a efetivo/a da UFCA, na área de Filosofia. O edital oferecia uma vaga, para professor assistente. Para participar do concurso, Gladstone precisou se dividir entre a Pesquisa para a tese (trabalho acadêmico que finaliza um doutorado), o estudo para as disciplinas do doutorado e o estudo para a seleção. 

“As provas ocorreram em 2016. Me esforcei muito e felizmente consegui ser aprovado. Muito mais do que o objetivo profissional de ser aprovado em um concurso público federal para o magistério, essa conquista foi a realização de um sonho: o sonho de retornar à UFCA, minha casa, agora na condição de professor efetivo”, relembrou. 

Professor José Gladstone (de óculos, à direita) cumprimentando concludente durante colação de grau na UFCA, no campus Juazeiro do Norte (antes da pandemia da covid-19). Foto: Arquivo pessoal

Para o professor e egresso, os cursos de Filosofia da UFCA proporcionam uma formação humanística plural, permitindo ainda mais o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo sobre diversos aspectos da realidade. Para Gladstone, as formações permitem também uma sólida preparação para atuação profissional na área da Educação (especialmente na região do Cariri) e, ainda, a elaboração de pesquisas consistentes, que abrem portas para os egressos nos cursos de pós-graduação (tanto no Brasil quanto fora do país).

“A busca por maior qualificação profissional é uma exigência premente do mercado de trabalho e há uma demanda crescente em nossa região, haja vista se tratar de um importante polo educacional que atende aos municípios sul-cearenses e aos estados circunvizinhos. Isso ressalta que o curso tem contribuído sobremaneira para o desenvolvimento regional sob o ponto de vista social, político e econômico”, frisou. 

Feira das Profissões no campus Juazeiro do Norte (antes da pandemia da covid-19). Foto: Arquivo pessoal

Mercado de trabalho

Atualmente, no Brasil, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, os graduados em Filosofia podem exercer as atividades de filósofo/a e de professores da Educação Básica ou do Ensino Superior. Quem trabalha como filósofo/a atua de forma individual ou constituindo equipes, como pesquisador/a em atividades culturais, editoriais, educacionais, entre outras. Filósofos comumente têm seus trabalhos divulgados em meios como livros, revistas e jornais.

De acordo com a professora Camila Prado, quem conclui o curso também pode atuar como consultor/a em Organizações Não-Governamentais (ONGs) e em outros projetos educacionais e culturais. Conforme Camila, entretanto, a maior parte dos bacharéis formados pela Universidade optam por seguir os estudos em mestrado/doutorado e exercer a docência no Ensino Superior.

Tanto bacharéis como licenciados podem seguir carreira como professores do Ensino Superior. Para tanto, a maior parte das universidades públicas exige a titulação de doutor. Já em algumas universidades privadas brasileiras, ainda é possível concorrer à vaga com título de mestre/a ou de graduado/a.

Serviço

Cursos de Filosofia (licenciatura e bacharelado)
filosofia.iisca@ufca.edu.br