Realizada em 18 de setembro de 2006, 1ª aula dos cursos de Administração, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil e Filosofia da UFCA completa 18 anos

Publicado em 17/09/2024. Atualizado em 18/09/2024 às 18h53

Primeira aula do curso de Engenharia Civil, no então campus avançado da UFC no Cariri, no bairro Pirajá, em Juazeiro do Norte, em setembro de 2006. Foto: Celme Torres - arquivo pessoal

Era dia 18 de setembro de 2006. A Universidade Federal do Ceará (UFC) iniciava as atividades de novos cinco cursos na região do Cariri: Administração, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil e Filosofia. Anos antes, em 2001, a UFC havia implantado, em Barbalha, o curso de Medicina, iniciando sua presença na região.

As novas formações foram criadas por meio de resoluções do Conselho Universitário da UFC, entre fevereiro e março de 2006.

De acordo com a primeira coordenadora do curso de Biblioteconomia, Ariluci Goes, os professores que prestaram concurso para assumirem as disciplinas dos novos cursos passaram, logo após a posse (em 17 de agosto de 2006), por um treinamento, de uma semana, no campus do Pici da UFC, em Fortaleza: “Embora a maioria dos professores residisse em locais distintos, todos estavam imbuídos de expectativa, de motivação e de esperança de contribuir para o desenvolvimento da educação superior no Cariri e nas regiões adjacentes”, disse Ariluci, que segue no Cariri como docente do curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da atual Universidade Federal do Cariri (UFCA).

As novas formações funcionaram no chamado “campus Pirajá”, em Juazeiro do Norte. A Universidade Regional do Cariri (Urca) – fundada em 1986 e, portanto, mais longeva que o então campus avançado da UFC – cedeu, para a UFC, espaços em Juazeiro do Norte e, ainda, no Crato, para que os novos cursos realizassem suas atividades. Especificamente o curso de Agronomia funcionou no Crato até a inauguração do atual campus Juazeiro do Norte da UFCA, em agosto de 2008. O atual campus Crato começaria a ser construído no ano seguinte, tendo sido inaugurado em 2011. Após a entrega do espaço, o curso de Agronomia voltou para o Crato.

A UFCA foi criada em 5 de junho de 2013, após um desmembramento da UFC.

Ex-reitor da UFCA (2019-2023), Ricardo Ness – que também foi reitor pro tempore (2016-2019) e gestor em diferentes posições entre 2006 e 2013 (coordenador do curso de Agronomia, vice-diretor e diretor do campus da UFC no Cariri) – explica que, na posse dos professores dos novos cursos, em agosto de 2006, também foram empossados alguns novos professores do curso de Medicina, que já estava em funcionamento.

“Lembro que na Agronomia éramos 6 professores. Como a Agronomia começou na Urca e eu fui escolhido pelos meus pares para ser o coordenador do curso, não me envolvi com os acontecimentos de Juazeiro. Lembro que, entre o fim de setembro e o início de outubro, houve uma solenidade no memorial padre Cícero [em Juazeiro do Norte] com todos os alunos e professores: quase uma nova posse, pois fomos todos, um por um, chamados ao palco para receber os cumprimentos do [então] reitor [da UFC] Rene Barreira”, recorda.

Integrante da primeira turma de Administração, o atual professor da UFCA, Ives Tavares, lembra com precisão do dia do início das atividades do curso: “Naquela noite, os primeiros alunos dessa graduação foram recebidos pelos primeiros professores: Marcus Brasil e Jeová Torres, que permanecem na UFCA, Rogério Masih (UFC) e Virgínia Coelho (Unilab). Outros foram se somando nos anos seguintes”, disse.

Ives pontua as condições transitórias dos anos iniciais dos cinco cursos da UFC no campus Pirajá e os esforços dos primeiros docentes para consolidar as formações no Cariri: [Houve] muito empenho dos professores em viabilizar a estrutura acadêmica para as aulas; os primeiros projetos de extensão, ensino (monitorias) e pesquisa; e a convivência que se traduziria em um dos elementos indistintos da UFCA: a vontade de construir uma nova universidade para o Cariri Cearense”, opina.

Professor Ives Tavares (à direita), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), durante participação no especial de 10 anos da UFCA, em 2023. Foto: Dcom/UFCA

O professor do curso de Administração finaliza com a constatação, 18 anos depois, de que suas impressões iniciais se tornaram realidade: “A UFC campus Cariri montou as bases acadêmicas, pedagógicas e institucionais que hoje fazem parte da UFCA. Por ter acompanhado todo este processo, ora de perto, ora de longe, fico muito feliz em poder comemorar, com toda a comunidade da UFCA, os 18 anos de início das atividades do Curso de Administração e das graduações pioneiras”, celebra o docente.

Em 2023, para comemorar os 10 anos de desmembramento da UFC, a UFCA realizou oito podcasts comemorativos que narram a história da Universidade. O material está disponível no canal da UFCA no YouTube: UFCA TV.

dcom@ufca.edu.br