Letras-Libras recebe nota máxima em avaliação do MEC. Curso é o primeiro da UFCA a obter conceito 5
Publicado em 07/11/2022. Atualizado em 20/11/2023 às 16h30
O curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu nota 5 (conceito máximo) na avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A graduação é a primeira da UFCA a obter a nota máxima. O conceito atribuído faz parte da consolidação do processo de avaliação e de reconhecimento do curso, que iniciou as atividades em 2019.
De acordo com o coordenador do curso, professor Lucas Romário, cursos com conceito 3 atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionar. Já os cursos com conceito 5 são considerados de excelência e passam a ser vistos como referência pelos demais. O conceito, portanto, serve como referência para subsidiar o processo de regulação dos cursos de graduação no país.
Processo avaliativo
O curso de Letras-Libras recebeu a avaliação in loco – que ocorreu de forma virtual, guiada pelo coordenador e pela vice-coordenadora, professora Miriam Royer -, durante os dias 3 e 5 de outubro de 2022. O processo de avaliação ocorreu durante sete dias até o resultado ser divulgado. Na visita, a equipe de avaliação teve a oportunidade de ver os espaços físicos da UFCA e conhecer, de forma detalhada, como são realizadas as atividades didático-pedagógicas e administrativas no âmbito do curso.
O processo, conforme explicou o coordenador, envolveu diferentes setores da Universidade, como a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd); o Sistema de Bibliotecas (Sibi); a Comissão Permanente de Avaliação (CPA); a direção do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca), unidade acadêmica onde está situado o curso de Letras-Libras; o corpo docente, os/as estudantes, os/as servidores/as técnico-administrativos e a coordenação da graduação.
“Nas reuniões, foram realizados vários questionamentos comparando o que está previsto em documentos oficiais, como o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), e coletadas novas informações que compuseram o processo de avaliação”, relatou o coordenador. Isso exigiu também toda a organização da documentação do curso, que vai desde o Estatuto da Universidade até os relatórios de estágio dos/as estudantes.
Indicadores
Para chegar ao resultado final, o curso foi avaliado, em linhas gerais, em três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. No primeiro aspecto, conforme o professor Lucas Romário, estão as políticas institucionais no âmbito do curso, os objetivos, o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, os conteúdos curriculares, as metodologias desenvolvidas, o estágio supervisionado obrigatório, as atividades complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Também estão inseridos nesta dimensão o apoio ao/à discente; a gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa; as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem; os procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem; o número de vagas do curso e a integração com as redes públicas de ensino.
No quesito do corpo docente, de acordo com o coordenador, são avaliados o Núcleo Docente Estruturante (NDE); a atuação do coordenador; a atuação e a experiência dos/as docentes; a atuação do colegiado do curso e a produção científica, cultural, artística ou tecnológica.
Em relação à infraestrutura, a avaliação leva em consideração espaços de trabalho para docentes em tempo integral; espaço de trabalho para o coordenador; salas coletivas de trabalho dos/as docentes; salas de aula do curso; instalações de toda a universidade; acessibilidade; acesso dos/as alunos/as a equipamentos de informática, biblioteca e laboratórios didáticos de formação básica e específica.
Resultado
Conforme o professor Lucas Romário, o resultado foi recebido com muita alegria por todo o curso. “Representa o resultado de um esforço coletivo para possibilitar um ensino qualificado, a despeito das dificuldades orçamentárias, de pessoal e por ter passado por um período muito difícil de pandemia que impactou a saúde física e mental de todas as pessoas e as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura. Contudo, mesmo assim, o resultado foi de excelência acadêmica”, ressaltou o coordenador.
Para Lucas Romário, o resultado também representa o comprometimento de todos com a inclusão social, pela natureza do curso, mas também com a formação qualificada de docentes e a produção do conhecimento na área de Letras-Libras, uma graduação ainda em consolidação no Brasil. Demonstra também, na opinião dele, o potencial da comunidade surda como produtora de conhecimento científico e transformadora da sociedade por meio da educação e da língua de sinais.
Próximos passos
Não há prazo para um novo ciclo avaliativo. Entretanto, conforme o coordenador, o curso pretende aprimorar o que já tem realizado e também buscar a ampliação e o fortalecimento das atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura; além de qualificar continuamente os/as docentes e estimular a produção científica, artística e tecnológica.
A graduação também pretende pleitear recursos junto à gestão da unidade acadêmica e à gestão superior para aperfeiçoar ainda mais os laboratórios, o acervo bibliográfico e os materiais didático-pedagógicos. Quer ainda fortalecer ações e projetos de apoio e assistência aos/às estudantes e avaliar continuamente essas iniciativas, buscando superar os desafios que todo curso enfrenta.
Letras-Libras
Atualmente, o curso de Letras-Libras, com 101 estudantes ativos, conta com oito professores/as efetivos/as, sendo quatro deles/as surdos/as. Do total, dois docentes são doutores, três doutorandos, dois mestres e uma com especialização.
O curso possui uma carga horária total de 3.208 horas, distribuídas em nove períodos letivos. Os conteúdos estão distribuídos em três unidades curriculares: Ensino de Libras e suas Literaturas; Linguística da Libras e Fundamentos da Educação de Surdos.
Conforme o professor Lucas Romário, a maioria dos estudantes ingressam no curso sem saber Libras e aprendem ao longo da graduação, contando com o apoio de intérpretes de Libras até o quarto período letivo.
Para mais informações sobre o curso, acesse o Portal da UFCA (link para uma nova página).
Serviço
Curso de Letras-Libras/UFCA
letraslibras.iisca@ufca.edu.br