Licenciatura em Pedagogia da UFCA recebe conceito 5 em avaliação do MEC. Universidade já soma três cursos com nota máxima

Publicado em 23/09/2024. Atualizado em 23/09/2024 às 15h06

Estudante do curso de Pedagogia da UFCA durante atividade no campus Brejo Santo. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

Em 2024, mais uma graduação ofertada pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu nota 5 em avaliação do Ministério da Educação (MEC): a Licenciatura em Pedagogia. O curso funciona no campus Brejo Santo, município no qual a UFCA mantém o Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA).

O processo avaliativo, também chamado de reconhecimento, é gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a visita in loco dos avaliadores do Inep/MEC ocorreu nos dias 7, 8 e 9 de agosto deste ano. Três dimensões foram analisadas durante a visita: organização didático-pedagógica, corpo docente/tutorial e infraestrutura.

A avaliação varia em uma escala de 1 a 5. Graduações “conceito 5” são consideradas de excelência e passam a ser vistas como referências. Sendo assim, o indicador criado pelo MEC é usado como ferramenta para subsidiar o processo de regulação dos cursos de graduação do Brasil.

Conforme a coordenadora do curso, Gercilene Oliveira, receber nota máxima nessa avaliação do MEC representa o resultado de muito trabalho e dedicação: “Estamos muito felizes com o resultado da referida avaliação, contudo, somos conscientes de que muito ainda deve ser feito para que a Pedagogia, enquanto Ciência da Educação, nos seus vínculos com a prática social global, continue cumprindo seu papel político e social à formação de educadores”, enfatizou.

Além do curso de Pedagogia, a UFCA também conta com outras duas licenciaturas conceito 5 na avaliação do MEC: Matemática e Letras-Libras.

Primeira turma em 2020

O curso de Pedagogia da UFCA é relativamente recente. A primeira turma iniciou suas atividades em 2020, com 30 vagas, em turno integral (manhã e tarde).

Ao todo, os estudantes de Pedagogia precisam integralizar 3.752h/aula. Desse número, 2.528 h/aula de disciplinas obrigatórias, 768 h/aula de disciplinas optativas, 256 de optativas-livres e 64 h/aula de atividade obrigatória de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Há ainda 576h de atividades práticas-pedagógicas ligadas à docência, 400h para estágio supervisionado e 200h de atividades complementares.

Entre as disciplinas do curso, as mais gerais são História da Educação, Introdução às Tecnologias Educacionais, Fundamentos da Educação Infantil, Didática Geral, Processo de Alfabetização e Letramento, Pesquisa em Educação. Há ainda disciplinas como Língua Brasileira de Sinais (Libras), Educação Intercultural Indígena e Educação, Diversidade e Direitos Humanos.

Outras avaliações

Neste ano, outras graduações da UFCA também foram avaliadas, como o curso de Medicina Veterinária, que funciona no campus Crato. O curso obteve nota 4, a segunda maior na escala de avaliação do Inep/MEC.

De acordo com a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFCA), que coordena  a autoavaliação institucional, dois outros cursos da UFCA também serão avaliados pelo Inep/MEC ainda em 2024. Entre 23 e 25 de setembro, a avaliação será realizada no tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No mês de outubro, entre os dias 21 e 23, o reconhecimento deve ser feito no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais.

Licenciatura em Pedagogia
pedagogia.ife@ufca.edu.br