Conheça os cursos de graduação da UFCA: Matemática Computacional

Publicado em 18/03/2022. Atualizado em 20/12/2024 às 10h32

Professora Érica Boizan Batista, do quadro de docentes do curso de Matemática Computacional da UFCA. Foto: Gabriela Meneses - Dcom/UFCA. Imagem feita antes da pandemia da covid-19.

Vagas: 50 vagas anuais
Semestres: 7
Modalidade: bacharelado
Campus: Juazeiro do Norte
Período: integral (manhã e tarde)

Os conhecimentos sobre Matemática têm ajudado a Humanidade, ao longo dos séculos, a resolver questões nas mais diversas áreas: na natureza, na Música, nas Artes, nas construções humanas, nos movimentos, na tecnologia. 

Atualmente, cursos de graduação brasileiros têm se dedicado a formar pessoas que estudam esses problemas científicos e tecnológicos, sob o olhar das teorias matemáticas. São os bacharelados em Matemática Aplicada. A depender do aspecto teórico que foi agregado, esses bacharelados podem ser em Matemática Computacional ou em Matemática Industrial.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferece, desde 2019, o bacharelado em Matemática Computacional, no campus Juazeiro do Norte. Em período integral, o curso oferta 50 vagas anuais pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou pela abertura semestral de vagas remanescentes para transferidos e graduados. A admissão, nos dois casos, utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A graduação, na UFCA, faz parte do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), junto aos cursos de Ciência da Computação, de Engenharia Civil e de Engenharia de Materiais. O curso atualmente está na terceira turma, que ingressou no semestre 2021.1. Os próximos estudantes, da quarta turma, devem entrar no começo do período letivo 2022.1, que está previsto para começar no mês de agosto. 

Aula inaugural dos curso de Matemática Computacional e Ciência da Computação, no dia 14 de março de 2022, no campus Juazeiro do Norte.
Foto: Ana Paula Lima – Dcom/UFCA

Criação do curso 

A criação do bacharelado em Matemática Computacional, de acordo com o atual coordenador do curso, professor Valdinês Leite, está alinhada aos objetivos gerais do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFCA, relativo à formação de bacharéis nas grandes áreas do conhecimento. 

Entretanto, conforme o professor, a proposta tem uma especificidade, pois situa-se na interface de duas ciências de “núcleo duro” – Matemática e Computação, seguindo a tendência moderna em qualificar recursos humanos para atuar em áreas afins e com capacidade de trabalhar em equipes transdisciplinares. 

O professor Steve Vicentim, vice-coordenador do curso de Matemática Computacional da UFCA, explica que a ideia é formar profissionais que possam transitar livremente entre as grandes áreas de conhecimento envolvidas, podendo perceber e apreciar como essas áreas se comunicam. Para ele, essa versatilidade é uma das grandes importâncias da graduação para a Universidade e para a região do Cariri. 

“[Buscamos formar] alguém que domine os conhecimentos, instrumentos, métodos e técnicas tanto da Matemática quanto da Computação para a resolução de problemas; resultando, assim, numa aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de Pesquisa, sejam elas dentro da academia ou não. Cabe ainda ressaltar que, em nossa região, existem poucas instituições que dispõem da formação desse perfil profissional”, destacou.

Professor Steve Vicentim, vice-coordenador do curso de Matemática Computacional. Foto: Emanoella Callou – Arquivo Dcom/UFCA. Imagem feita antes da pandemia da covid-19

A escassez desse tipo de formação não é exclusiva da região do Cariri. Em todo o Nordeste, apenas outras duas universidades disponibilizam essa graduação: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o curso de mesmo nome, e Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o curso de Matemática Aplicada e Computacional. A maior parte das graduações nessa área se concentra em universidades públicas da região Sudeste.

Além desses aspectos, para Valdinês Leite, o curso chegou à UFCA com a intenção de cumprir um papel importante na organização acadêmica do CCT/UFCA: “Será o ponto de confluência de professores com vários perfis acadêmicos, possibilitando a criação, em um futuro próximo, de uma pós-graduação em uma área que possa utilizar todo o potencial dessa diversidade acadêmica”, ressaltou. 

Estrutura curricular

Ao longo de sete semestres (extensíveis até 11 semestres), o bacharelado em Matemática Computacional é constituído por disciplinas distribuídas em quatro eixos curriculares e organizadas em ordem crescente de complexidade: Matemática Pura, Matemática Aplicada, Computação e Estatística. 

Nesses eixos, estão distribuídas as sete unidades curriculares do curso. Na unidade de Análise, há disciplinas como Cálculo I e II, Cálculo Vetorial, Análise I e II, Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias, entre outras. Na unidade de Geometria e Topologia Geral, estão, por exemplo, Álgebra Vetorial e Geometria Analítica.

Na unidade Álgebra, tem Introdução à Teoria dos Números, Introdução à Teoria do Grupos e Introdução às Estruturas Algébricas. Na de Análise Numérica, estão as disciplinas de Cálculo Numérico e Álgebra Linear Computacional. Na de Física Geral, Fundamentos de Mecânica e Fundamentos de Eletromagnetismo.

Aula do curso de Matemática Computacional em 2019. Foto: Emanoella Callou – Arquivo Dcom/UFCA

Na unidade de Estatística, há disciplinas como Probabilidade e Estatística, Estatística Computacional, Modelagem e Análise Multivariada. E, na unidade de Ciência da Computação, existem disciplinas de Introdução à Programação, Algoritmos e Estrutura de Dados I e II, Programação Orientada a Objetos, Computação Gráfica, entre outras. 

Dessa forma, o curso tem uma carga horária total de 2400 horas, das quais 1792 horas são de disciplinas obrigatórias, 384 horas de disciplinas optativas (e/ou optativas livres), 64 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e 160 horas de atividades complementares. 

Dentro das optativas, é possível escolher cursar disciplinas de caráter geral, fora do grupo específico dos componentes curriculares de Matemática Computacional. São as optativas livres. Assim, o/a discente pode escolher uma disciplina livre oferecida por outro curso ou por uma Pró-Reitoria da Universidade, a exemplo das disciplinas oferecidas pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA).

Diferença entre Matemática, Matemática Computacional e Ciência da Computação

Por ser uma graduação interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Computação, o curso de Matemática Computacional utiliza dos dois conhecimentos, mas, se diferencia de uma graduação em Matemática e de uma graduação em Ciência da Computação por ter objetivos diferentes em relação à formação dos estudantes e ao perfil do egresso. 

“Na Matemática não se usa, a priori, ferramentas computacionais para se resolver um problema. Já na Computação, não se usa, obrigatoriamente, recursos da Matemática. A Matemática Computacional bebe insaciavelmente dessas duas fontes e poderá resolver o problema, utilizando ferramentas computacionais baseando sua solução nos profundo alicerces da Matemática”, diz o professor Steve Vicentim. 

O professor Valdinês Leite Embora explica que, embora o profissional da Ciência da Computação tenha conhecimentos de Matemática, a perspectiva será a resolução de problemas com os conhecimentos da própria Computação. Do profissional da Matemática Computacional, ressalta o professor, será exigida uma fundamentação mais profunda que a requerida de um profissional da área da Computação.

Primeira Semana Computacional da UFCA, em parceria com o curso de Ciência da Computação, em 2019. Foto: Arquivo pessoal

Projetos 

Durante a graduação, os estudantes do curso podem se envolver em projetos de Ensino, Extensão, Cultura e Pesquisa na UFCA. Entre os projetos de Ensino, em 2022, a graduação tem disponibilizado monitoria de ciclo básico de Cálculo I e de Álgebra Linear, ligados ao Programa de Iniciação à Docência (PID). 

Segundo o professor Steve Vicentim, nesses projetos, são desenvolvidas atividades de monitoria e de iniciação à docência. Dessa forma, os estudantes que tenham interesse por seguir carreira no Ensino Superior podem participar dessas iniciativas, a fim de desenvolver habilidades, com a supervisão do professor da disciplina.

Nos projetos de Extensão ou de Cultura, os estudantes podem participar de iniciativas que beneficiam pessoas de fora da Universidade. Um dos projetos de Extensão já desenvolvidos foi o de Matemática Básica, de Ensino de Matemática para pessoas interessadas. Já o de Cultura era voltado para a Astronomia. 

Os discentes também podem se envolver com projetos de Pesquisa durante a graduação. Atualmente, está em desenvolvimento o projeto do professor Paulo Renato Alves Firmino, com o título “’Software para cadastro, modelagem e previsão de processos estocásticos pontuais e séries temporais”, que atua com uma plataforma de Modelagem Estatística, Simulação e Otimização de Risco (Mesor).

Atuação dos estudantes

Esses projetos permitem que os estudantes consigam ir além dos conteúdos adquiridos nas disciplinas. É uma forma de os discentes exercitarem diferentes habilidades que podem ser fundamentais no decorrer da carreira profissional. Amanda Alves Silva, da primeira turma do curso (atualmente no sexto semestre) teve a oportunidade de propor o projeto de Extensão Matemática Básica durante o ano de 2021. 

Estudante Amanda Alves Silva, da primeira turma.
Foto: Arquivo pessoal

Sob a orientação do professor Valdir Ferreira de Paula Junior, ela e outras duas estudantes da UFCA – Giovanna Clemente (sexto semestre de Matemática Computacional) e Karina de Carvalho (sexto semestre de Biblioteconomia) – desenvolveram, de forma voluntária, um curso on-line de Matemática Básica para pessoas que tinham interesse no assunto. 

“Eu produzi a apostila, gravei as vídeo-aulas, organizei a plataforma (Moodle) utilizada para os alunos terem acesso ao curso, fiz a divulgação/inscrições, prestei suporte aos alunos e produção de certificados. (…)  Elas [as outras duas estudantes] me auxiliavam na produção e na pesquisa dos exercícios dos alunos e na organização do Moodle”, contou Amanda sobre a experiência. 

A estudante, que sempre gostou de Matemática e de Computação, não demorou para tomar uma decisão quando surgiu a oportunidade de cursar uma graduação envolvendo os dois campos: “Sai da licenciatura em Matemática, no IFCE [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará], e ingressei na Matemática Computacional [da UFCA]”, relata.

Na opinião dela, o curso é uma excelente escolha para quem se identifica com a área: “Os discentes da Matemática Computacional são preparados para lidar com cálculos complexos e algoritmos computacionais para as mais diversas aplicações no mercado de trabalho”, ressaltou. 

Possibilidades de carreira

Nascida e criada em Juazeiro do Norte, Amanda tem interesse na área de Ciência de Dados, que trabalha com análise e interpretação de dados. Quando concluir a graduação, ela pretende fazer um mestrado profissional nessa mesma área de interesse.

Quem também tem interesse em Ciência de Dados é o estudante Francisco Junior Peixoto Dantas, do quarto semestre de Matemática Computacional. Para ele, o curso abriu muitas possibilidades futuras: “Eu quero muito ser um cientista de dados ou um estatístico computacional e, caso eu não venha a ser algo relacionado, também gostaria de ser desenvolvedor, que antigamente não era algo que eu achasse que fosse gostar, mas, a cada dia que eu estudo, um mar de possibilidades novas se abrem”, disse. 

Estudante Francisco Junior Peixoto Dantas.
Foto: Arquivo pessoal

Antes de ingressar no curso de Matemática Computacional, ele se interessou em fazer licenciatura em Matemática, mas optou pelo curso da UFCA pela interface da Matemática com a Computação. Atualmente, Francisco é bolsista de iniciação tecnológica do projeto que atua com a plataforma Mesor. 

Plataforma Mesor

A plataforma, que já recebeu certificado de registro de programa de computador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), foi desenvolvida por uma equipe que veio antes do ingresso de Francisco Junior no grupo. No momento, o estudante trabalha no estágio final de refinamento da ferramenta. 

“Minha parte é melhorar a performance da plataforma, corrigir eventuais erros, implementar algumas funções inexistentes para lançar no mercado algo satisfatório, a fim de competir com outras ferramentas existentes no mercado. (…) O que buscamos entregar é uma ferramenta em que, a partir de um banco de dados de eventos, a pessoa poderá prever basicamente qualquer coisa”, explicou. 

Atualmente, os usuários têm usado o módulo de epidemiologia da ferramenta, que, a partir dos dados históricos da covid-19 (dados da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e do Projeto Solidário “Brasil.io”), prevê a incidência da doença e facilita o estudo e a tomada de decisões. Por meio da criação de um login e de uma senha, o usuário pode, por exemplo, verificar gráficos comparativos entre países, estados e municípios.

Imagem de gráficos sobre o coronavírus do grupo de pesquisa Mesor/UFCA
Gráficos desenvolvidos pelo Mesor/UFCA sobre casos do novo coronavírus. Imagem da Plataforma Mesor

Egressos e mercado de trabalho

Como o curso de Matemática Computacional da UFCA foi criado em 2019 e está na terceira turma, ainda não há egressos dele. Entretanto, quando os primeiros estudantes se formarem, eles terão formação sólida e abrangente em Matemática Pura e Aplicada, podendo atuar nas mesmas áreas de um bacharel em Matemática, conforme explica professor Valdinês Leite.

 “Isso, associado aos conhecimentos em técnicas computacionais diversificadas, permitirá que este/a profissional esteja habilitado a abordar problemas complexos através de simulações e/ou modelagens matemáticas”, detalhou. 

Também será possível atuar em áreas como as de desenvolvimento de algoritmos e estruturas de dados; utilização de métodos computacionais em Matemática, como Programação Simbólica, Inteligência Artificial e Computação de Alto Desempenho; Análise Numérica, Computação Gráfica, entre outras. 

Ao concluir a graduação, os estudantes podem seguir carreira acadêmica (mestrado e doutorado) e atuar no Ensino Superior, como também têm a possibilidade de integrar equipes de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de institutos, indústrias ou empresas que lidem com softwares de modelagem.

Laboratório do curso de Matemática Computacional. Foto: Emanoella Callou – Arquivo Dcom/UFCA. Imagem feita antes da pandemia da covid-19

Conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, o/a matemático/a computacional e o/a matemático/a industrial são entendidos como matemáticos aplicados que podem atuar no setor produtivo de empresas privadas e na administração pública. As atividades básicas consistem em aplicar métodos e técnicas da Matemática em diversas outras áreas do conhecimento.  

Serviço

Curso de Matemática Computacional
matcomp.cct@ufca.edu.br