Minc e UFCA lançam projeto para formação em saberes tradicionais de Mestres e Mestras da Cultura. Evento ocorre em 5 de junho: dia do aniversário da Universidade

Publicado em 04/06/2024. Atualizado em 04/06/2024 às 12h20

Os saberes dos mestres e mestras da Chapada do Araripe serão tema de uma pesquisa-ação, de caráter formativo, promovida pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e pelo Ministério da Cultura (MinC).

Nesta quarta-feira, 5 de junho de 2024, dia do aniversário de 11 anos da Universidade, será lançado o projeto Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe – Cariri Cearense, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes. O lançamento será na Vila da Música, no Crato (Av. José Horácio Pequeno, 1335-1367. Belmonte), às 19h.

O Ciclo de Saberes prevê ações formativas, como oficinas e “aulas espetáculos”, em diversos espaços, como a Universidade, as escolas da região do Cariri e, ainda, os espaços de criação dos próprios dos mestres e mestras.

Para viabilizar essas ações, será lançado um edital de chamamento dos mestres e mestras interessados/as em participar do projeto. O edital estará disponível, no Portal da UFCA, a partir do próximo dia 19 de junho.

Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe

O Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe é realizado pelo MinC, por meio das Secretarias de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC). Na UFCA, a condução dos trabalhos está a cargo da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA).

O projeto tem, ainda, o apoio institucional Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), além dos apoios do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Vila da Música.

A iniciativa propõe estimular, promover e realizar ações, em diversas linguagens artísticas, que fortaleçam a relação entre Educação, Ciência e Cultura da Chapada do Araripe, compreendendo as artes e ofícios dos mestres da cultura como expressões e manifestações da cultura brasileira que precisam ser transmitidas em ambientes diversos de Educação.

Conforme a titular da Procult/UFCA, professora Aglaíze Damasceno, a realização do projeto é uma importante conquista para a Universidade: “Essa é uma ação que reconhece e exalta o trabalho dos mestres e mestras da nossa região, para promovermos os saberes da Cultura do nosso Cariri Cearense. É também uma oportunidade para a população vivenciar e entender porque esse é um patrimônio a ser valorizado, preservado e difundido”, disse.

Pró-Reitoria de Cultura
procult@ufca.edu.br