Nota da Reitoria: Dia dos Professores

Publicado em 15/10/2024. Atualizado em 15/10/2024 às 08h14

Queridos(as) colegas docentes da Universidade Federal do Cariri,

Neste dia 15 de outubro, queremos expressar nosso reconhecimento a todas e a todos que se dedicam ao importante ofício da docência na UFCA. Esta data simboliza a grande relevância do ato de educar e, sobretudo, o papel fundamental do educador — por excelência, o professor.

Educar vai além de uma mestria científica, da transmissão de conhecimentos ou do compartilhamento de informações com o educando. Fundamentalmente, educar é uma relação humana, uma interação entre sujeitos e o mundo, que gera experiências e sentidos transformadores, enriquecendo a vida em toda a sua diversidade.

O ato de educar, assim, incorpora muito das qualidades e da singularidade de cada professor. Cada um dos quase 400 professores da UFCA é essencial para que a nossa Universidade cumpra em alto nível sua missão institucional.

Em nome da Gestão Superior da UFCA, exaltamos o zelo e compromisso diário de cada colega docente, dentro e fora da sala de aula, em prol da educação pública de qualidade no Cariri cearense.

Feliz Dia dos Professores!

Prof. Silvério de Paiva Freitas Júnior
Reitor