Nota da UFCA sobre mensagens ofensivas a estudantes

Publicado em 20/06/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h12

Durante os debates em torno de um possível retorno às atividades acadêmicas da Universidade Federal do Cariri, eclodiram mensagens ofensivas e ameaçadoras – dirigidas a alguns integrantes da nossa comunidade – que destoam completamente do ambiente de pluralidade e respeito que marcam a condução da UFCA.

Liberdade de expressão, apesar de ser um direito previsto pela Constituição Federal brasileira, é uma conquista diária, que exige vigilância contra os avanços cotidianos do autoritarismo e da censura. Atualmente, o maior risco à liberdade de expressão no país é exatamente a ultrapassagem do limite entre expressar-se livremente e agredir/ameaçar pessoas de opiniões dissonantes, o que pode abrir caminho para manobras autoritárias.

A UFCA frisa que o direito à liberdade de expressão não pode ser utilizado como autorização para ofensas e ameaças, não importa a quem se dirijam. Assim, a instituição repudia veementemente os conteúdos ofensivos que foram publicados em mídias sociais nos últimos dias e acompanha com atenção as manifestações formalizadas junto à Ouvidoria Geral a respeito desses eventos.

Para incentivar uma comunicação equilibrada e democrática entre os seus integrantes, a UFCA vai lançar, na próxima semana, conteúdos informativos sobre comunicação não violenta e sobre as características da liberdade de expressão.

A Reitoria