Nota da UFCA: sobre o apagamento de murais no campus Juazeiro do Norte
Publicado em 08/02/2024. Atualizado em 08/02/2024 às 20h10
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vem a público tratar do apagamento acidental de murais artísticos no campus Juazeiro do Norte. Foi constatado que o acidente foi resultado de um ruído de comunicação durante a tramitação de uma ordem de serviço de pintura, ocasionando a pintura indevida dos espaços que abrigavam os murais.
A UFCA lamenta o apagamento de composições tão significativas para a memória, para a identidade e para a paisagem visual e afetiva da nossa instituição, ao passo em que informa à comunidade que já teve início um trabalho de revisão do fluxo dos pedidos de pintura de muros e paredes, com a finalidade de prevenir a recorrência do problema.
A Reitoria também informa que o reitor, Silvério Freitas, e a vice-reitora, Ledjane Sobrinho, estiveram reunidos na tarde de hoje, 8 de fevereiro de 2024, com integrantes da comunidade acadêmica, para discutir medidas corretivas e preventivas sobre o tema dos murais.
Na reunião, foram estabelecidos os seguintes encaminhamentos:
- a pronta reconstituição dos murais apagados;
- a criação de uma comissão de trabalho que terá por finalidade atualizar e aperfeiçoar a Portaria Conjunta Nº 1, de 2017, que trata da realização de artes nas paredes e muros da UFCA;
- a promoção de ações educativas sobre a arte mural nos espaços da Universidade.
A UFCA tem na Cultura um de seus pilares fundamentais. Por isso, reconhece e fomenta as diversas modalidades do fazer cultural e artístico de sua comunidade, dentro e fora dos campi. Cuidar dessa dimensão tão importante para a formação universitária e cidadã também implica identificar os erros, quando cometidos, e dedicar-se à sua resolução, com o vigor e a tenacidade que marcam a Universidade Federal do Cariri desde o seu início.
Juazeiro do Norte, 8 de fevereiro de 2024.