Nota das Universidades Públicas Cearenses: Por uma Cultura de Paz

Publicado em 17/09/2024. Atualizado em 17/09/2024 às 12h04

A democracia se fortalece através do debate de ideias, não pela força física. Recentes eventos em Caucaia e Sobral, Ceará, envolvendo agressões durante uma campanha política, são lembretes alarmantes da necessidade de cultivarmos uma cultura de paz e respeito mútuo.

É fundamental condenar veementemente qualquer forma de violência, o discurso de ódio, especialmente no contexto político. A solidariedade com as vítimas e a exigência de investigações rigorosas são essenciais. Estes incidentes devem servir como catalisadores para uma reflexão profunda sobre os valores que queremos em nossa sociedade.

Promover o diálogo construtivo, a tolerância e o respeito às diferenças é crucial para o avanço da democracia e o bem-estar coletivo.

Repudiamos todas as formas de violência!

Nossa solidariedade à candidata à Prefeitura de Caucaia – Emília Pessoa e à candidata à Prefeitura de Sobral e ex-governadora Izolda Cela, ao ex-prefeito da cidade de Sobral, Veveu Arruda, e seu irmão, Inácio Carvalho; extensivo àqueles que sofrem com as mais variadas violências.

Wally Menezes
Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc) / Reitor do IFCE

Carlos Kleber Nascimento
Reitor da Urca