Nota de Pesar: Mestra Margarida
Publicado em 07/03/2025. Atualizado em 07/03/2025 às 12h19

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) expressa consternação pelo falecimento, aos 89 anos, de Maria Margarida da Conceição, a Mestra Margarida. Natural de Alagoas, Margarida Guerreira faz encanto com Reisado desde criança e foi resistência à predominância masculina e branca dessa tradição da cultura popular.
Chegou a Juazeiro do Norte aos 7 anos e foi a principal responsável pela reinvenção do Reisado local, sob a influência do chamado Auto dos Guerreiros: um folguedo similar ao Reisado, tradicional no ciclo natalino alagoano.
Aos 15 anos, Mestra Margarida já conduzia seu próprio grupo de Reisado: “Guerreiras de Joana D’Arc”. O grupo foi o primeiro de Guerreiro só de mulheres da cidade. Sua atuação na cultura popular daria origem a todos os subsequentes Mestres de Reisado de Juazeiro do Norte.
Guardiã dos saberes do Guerreiro Santa Joana Darc, Margarida é Mestra Tesouro vivo da cultura do estado do Ceará e estava entre os mestres e mestras reconhecidos pelo projeto de cultura Ciclo de Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe, realizado pela UFCA em parceria com o Ministério da Cultura.
A UFCA se solidariza com familiares e amigos de Mestra Margarida neste momento de dor e permanece empenhada em manter viva a alegria da brincadeira popular que tanto encantou o Cariri, o Ceará e o mundo.
Juazeiro do Norte, 7 de março de 2025.