Ir para o conteúdo
GovBR

Nota de pesar: Mestre Galdino

Publicado em 28/02/2025. Atualizado em 28/02/2025 às 10h12

Mestre Galdino. Foto: Reprodução Facebook.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) manifesta profundo pesar pelo falecimento, aos 65 anos, de Luiz Galdino de Oliveira, o Mestre Galdino.

Natural do Crato, Mestre Galdino foi um guardião da Floresta Nacional do Araripe (Flona), trazendo consigo a herança do saber-fazer ancestral.

Galdino conhecia com profundidade as potencialidades da Flona – desde as suas madeiras sonoras (próprias para fabricação de instrumentos musicais) aos pés de tantas plantas curativas.

Integrante da orquestra do padre Ágio, nos anos 1970, Galdino, que também foi músico, manteve estreita relação com a UFCA, especialmente com o curso de música. Dois de seus cinco filhos, Cícero e Marisa, compuseram a primeira turma desta formação.

Por sua atuação como mateiro, mezinheiro, escultor e condutor de trilhas ecológicas, Mestre Galdino é reconhecido pelo estado do Ceará como Tesouro Vivo da Cultura e seria um dos mestres e mestras reconhecidos pelo projeto de cultura Ciclo de Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe, realizado pela UFCA em parceria com o Ministério da Cultura.

A UFCA se solidariza com familiares e amigos de Mestre Galdino neste momento de dor, agradecendo pelo legado de exaltação da Flona e pela partilha de tantos conhecimentos tradicionais de cura, do corpo e da alma.

Juazeiro do Norte, 28 de fevereiro de 2025.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.