Para fomentar criação de startups no Ceará, UFCA passa a integrar Rede de Ambientes de Inovação
Publicado em 18/08/2023. Atualizado em 19/08/2023 às 12h23
Neste mês de agosto de 2023, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi escolhida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), por meio do Edital de Habilitação de Ambientes de Inovação, para integrar a Rede de Ambientes de Inovação do Estado. A partir de agora, a UFCA representará a região do Cariri no Programa Corredores Digitais – projeto estadual que atua no suporte de startups para fomentar, criar e desenvolver novas ideias de empreendedorismo.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), embora o termo não tenha uma tradução literal para o portugês, investidores costumam enxergar startups como empresas inovadoras com baixos custos de manutenção, mas que conseguem crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores.
Nesse sentido, o programa do qual a UFCA passou a fazer parte contribui, por meio mentorias e acompanhamento especializado, para que ideias inovadoras dessas empresas saiam do papel.
Chefe do Núcleo de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), o professor Elias Pereira ressalta a importância dessa adesão da UFCA à Rede de Ambientes de Inovação do Ceará. “[A Universidade vai] fomentar a cultura empreendedora e o desenvolvimento de negócios inovadores na região do Cariri e poderá também disponibilizar espaços propícios à inovação e ao empreendedorismo”, afirmou.
Para habilitar a UFCA como Ambiente de Inovação no Ceará, o edital da Secitece levou em consideração cinco critérios: 1. Ambientes Promotores de Inovação; 2. Aceleradoras de Negócios; 3. Incubadoras de Empresas; 4. Espaços de Coworking; 5. Hub de Inovação.
Incubadora e Ecossistema de Inovação
Na UFCA, o trabalho de acompanhamento de empresas que forem selecionadas para participar da rede de apoio gerenciada pelo Governo do Estado será responsabilidade do programa Incubadora e Ecossistema de Inovação (InoveUFCA), que, por sua vez, estará vinculado à PRPI/UFCA.
Assim como nas maternidades, onde as incubadoras são responsáveis por ajudar recém-nascidos em momentos críticos na fase inicial da vida, no ecossistema das startups, o termo “incubadoras” faz referência a instituições (públicas ou privadas) que auxiliam empresas iniciantes a se firmarem no mercado. Por meio dessas incubadoras, as startups podem, dentre outras coisas, ter acesso a uma rede de contatos necessários para o fortalecimento e ampliação de seus negócios.
Na região do Cariri cearense, até cinco startups serão selecionadas, por meio do programa “Corredores Digitais”, para receber suporte técnico, mentoria e acompanhamento da InoveUFCA.
O professor Elias explicou que a InoveUFCA está sendo criada especialmente para recepcionar as startups que farão parte do programa “Corredores Digitais”. Segundo o professor, a resolução que cria a incubadora de empresas da UFCA e rege seu funcionamento está em fase de finalização.
Após finalizada a resolução, a primeira incubadora de empresas da Instituição ficará sob os cuidados do pró-reitor da PRPI/UFCA, professor Claudener Teixeira; do coordenador de Inovação, professor Thiago Mielle; e de Elias Pereira.
Jornada Bora Criar
Tendo em vista a dimensão do ecossistema de startups no Ceará, o programa “Corredores Digitais” elaborou a Jornada Bora Criar, estratégia usada para selecionar ideias inovadoras com propostas de soluções para problemas que afetam o mercado empresarial e/ou consumidor no Estado.
Durante a jornada, as startups inscritas precisam apresentar a ideação do produto, a validação do mercado e a construção de um Produto Mínimo Viável (MVP, do inglês, Minimum Viable Product), que consiste em uma versão simplificada do produto para que ele seja testado no mercado.
As inscrições para a Jornada Bora Criar 2023 estão abertas, por meio de formulário eletrônico, até o próximo dia 31 de agosto. Para se inscrever, os interessados devem ter um projeto que desejam transformar em negócio, ter equipe multidisciplinar formada por dois a três integrantes e ter mais de 16 anos. Ao total, serão 170 startups selecionadas.
Segundo regras do Edital 03/2023, empresas interessadas que tenham ideias nos segmentos de aplicativo móvel, aplicação desktop, software como serviço e dispositivos conectados terão prioridade no processo seletivo.
O edital destaca ainda que o projeto apoiará startups de empreendedorismo inovador que aceleram a transformação digital do Ceará nos setores estratégicos da economia cearense, dentre os quais estão Comércio, Construção Civil, Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação. O resultado final das startups aprovadas está previsto para o dia 13 de setembro deste ano.
Serviço
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
prpi@ufca.edu.br