Pesquisadora americana em mobilidade acadêmica na UFCA discute empoderamento feminino através da ação coletiva nesta sexta, 25

Publicado em 23/10/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h34

Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

O Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS), grupo de pesquisa e programa de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA), promove, na próxima sexta, 25, o vigésimo segundo Seminário de Gestão Social. Com o tema “Projeto ELAS: Empoderamento Feminino Através de Ação Coletiva”, o evento irá debater a contribuição deste projeto na vida das participantes, através de ações que levaram à mudança social em nível estrutural para suas famílias e comunidade.

A palestra apresenta a pesquisa de mestrado da americana  Katherine Rose Cheng, graduada em Economia e em Relações Internacionais pela Universidade da Geórgia (UGA), nos Estados Unidos, e mestranda em Economia Agrícola e Recursos Ambientais pela Universidade da Califórnia-Davis (UC-Davis). Em mobilidade acadêmica na UFCA desde fevereiro desde ano, Katherine participa do LIEGS/UFCA e do Centro de Pesquisa da Escola de Relações Governamentais e Internacionais (SPIA/UGA). Com atuação acadêmica e profissional focada nas relações entre sociedade civil e governo para formulação e avaliação de políticas públicas, a pesquisa de Cheng é apoiada pelo Programa Fulbright, sob orientação do prof. Dr. Jeová Torres na Universidade Federal do Cariri (LIEGS/UFCA).

Os Seminários de Gestão Social são eventos realizados pelo LIEGS/UFCA de modo continuado desde 2007, com pelo menos em duas edições anuais, tendo o propósito de abordar e debater temas que são emergentes ou já são marcantes no âmbito da Gestão Pública e Gestão Social, sempre por um estudioso ou praticante do tema a ser debatido. O evento é gratuito e aberto ao público e a palestra será ministrada em português.

Empoderamento Feminino Através da Ação Coletiva

Historicamente, o confinamento das mulheres à esfera doméstica limitou sua participação na ação pública. Porém, ultimamente, a participação política através da ação coletiva tem um significado particular para as mulheres, sobretudo nos países em desenvolvimento, oferecendo uma oportunidade para identificar, contextualizar e consolidar suas necessidades em demandas de ação pública.

A pesquisa de Katherine aponta que à medida em que as mulheres aumentam sua consciência coletiva da dinâmica desigual de poder, elas se tornam motivadas a desafiar e lutar contra esta desigualdade. Em essência, a utilidade social de ações coletivas tem funcionado para promoverem junto às mulheres um compromisso com a equidade social. Um dos projetos que demonstram esta elevação e empoderamento feminino no Ceará é o Projeto ELAS, um programa que visa a inclusão e o empoderamento de mães de baixa renda em Fortaleza, Ceará. A ação coletiva no ELAS é usada para fortalecer a equidade social, o que significa que um resultado é considerado positivo quando as participantes tomam ações como resistir ao abuso, aumentar a independência financeira e exercer liderança dentro da comunidade.

O Projeto, objeto de estudo de Katherine, é uma iniciativa do Instituto Palmas, na região do Jangurussu, uma das regiões mais pobres na periferia de Fortalezaa. O Elas atua desenvolvendo uma série de ações de promoção, formação e orientação às mulheres do programa Bolsa Família, tomadoras de crédito do Banco Palmas, tendo como objetivo a inclusão socioprodutiva, financeira e bancária destas mulheres.

Estudante posa ao lado do orientador
Katharine Cheng e Jeová Torres Foto: Emanoella Callou – Dcom/UFCA

XXI Seminário Gestão Social: Temas Emergentes, Vozes Diferentes

Data: 25 de outubro de 2019

Horário: das 19h às 21h00

Local: Auditório Bárbara de Alencar, Bloco E, Piso Inferior, Campus de Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri.