Professor da UFCA assina artigo internacional publicado em periódico A1

Publicado em 24/07/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h17

Foto: NASA, ESA e K. Sahu (STScl)

O artigo Strongly Magnetized White Dwarfs and Their Instability Due to Nuclear Processes – assinado pelo professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Edson Otoniel Silva, com a contribuição de 4 pesquisadores de diferentes países – foi publicado, neste mês de julho, na revista norte-americana The Astrophysical Journal (ApJ), dedicada a descobertas e teorias em Astronomia e Astrofísica. O períodico, classificado no sistema brasileiro Qualis-Periódicos na categoria A1, é um dos mais conceituados da sociedade norte-americana de astrônomos profissionais: a The American Astronomical Society (AAS).

O Qualis, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), classifica os artigos publicados em periódicos científicos em oito estratos, em ordem decrescente de valor: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.

O artigo trata de propriedades das chamadas estrelas anãs brancas. Esses astros – resultado da degeneração eletrônica da maioria das estrelas – são altamente densos, com massa comparável à do Sol, apesar de ter tamanho similar ao da Terra. Segundo o professor Otoniel Silva, autor principal do trabalho, há novas evidências sobre as propriedades físicas desses corpos celestes: “Nós descobrimos que estrelas anãs brancas magnetizadas excedem significativamente o limite de massa padrão de Chandrasekhar, mesmo quando a captura de elétrons e reações de fusão picnonuclear estão presentes no interior da estrela”, detalha.

O Limite de Chandrasekhar – estabelecido após a aplicação da Teoria da Relatividade nos estudos de evolução das estrelas, ainda na primeira metade do século XX – é fruto dos estudos do físico indiano Subrahmanyan Chandrasekhar, vencedor do Prêmio Nobel de Física de 1983. Seu trabalho concluiu que a máxima massa possível para uma estrela do tipo anã branca suportada pela pressão da degeneração de elétrons seria de 1,44 vezes a massa do Sol.

Parceria Internacional

Além do professor Otoniel, que leciona disciplinas de Física no Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), em Brejo Santo, também assinam o trabalho pesquisadores do Frankfurt Institute for Advanced Studies Ruth-Moufang, na Alemanha; do Dipartimento di Fisica da Sapienza Università di Roma, na Itália; do Departamento de Física da San Diego State University, nos Estados Unidos; e do Departamento de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no Brasil. O trabalho rendeu ao professor da UFCA um convite para escrever um capítulo em um livro, com a participação de físicos de todo o mundo, que será intitulado Astrophysics in the XXI Century with Compact Stars (“Astrofísica no século 21 com estrelas compactas”, em tradução livre), a ser publicado pela editora World Scientific Publishing Co Pte Ltd.

“Meu Doutorado foi no ITA e, por ele, passei um ano na Universidade Estadual de San Diego, estabelecendo contato com os pesquisadores de lá. [O contato com a] La Sapienza [se deu porque] sempre mantivemos ativamente práticas lá. Inclusive já dei uma palestra [na instituição], em 2015, na reunião Fourth Marcel Grossmann Meeting (MG14), em Roma. A parceria com a Alemanha veio da boa relação dos meus dois orientadores com um professor de lá; e também da minha relação com um orientando desse professor estrangeiro, o que fez com que conversássemos em Roma para que o presente trabalho fosse produzido”, explica o professor Otoniel. Ainda de acordo com o docente da UFCA, parcerias internacionais representam oportunidades para intercâmbios de informações, o que torna o trabalho científico mais rico.

Outras publicações de pesquisadores da UFCA

Essa não é a primeira publicação de destaque de pesquisadores da UFCA em 2019. Em fevereiro passado, a equipe de pesquisadores encabeçada pelo professor Hermínio Silva, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), publicou o artigo Physicochemical investigation of shrimp fossils from the Romualdo and Ipubi formations (Araripe Basin) na PeerJ: um periódico também de renome internacional que publica trabalhos em áreas como Biologia, Física, Ciências Ambientais e Medicina. A equipe do professor Hermínio – composta por cerca de 15 pesquisadores – coleta fósseis das Bacias do Araripe e do Parnaíba para compreensão e descoberta de recursos naturais locais, publicando diversos artigos sobre os estudos.

Outra importante publicação do início deste ano resultou do trabalho do professor do IFE/UFCA, Wirley Ribeiro, e do professor do CCT/UFCA, Thiago Mielle Brito. Eles são coautores do artigo Electroanalysis of Pharmaceuticals on BoronDoped Diamond Electrodes: A Review, publicado na Wiley Online Library, periódico A1.