Projeto de cultura “A Arte de Partejar” lança cartilha com orientações sobre parto

Publicado em 11/03/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h49

Estudantes e docentes da Faculdade de Medicina (Famed), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), lançaram, nesta quarta-feira, dia 10 de março de 2021, a cartilha “Conhecendo o partejar: orientações e dicas sobre o processo de parir” (Link para uma nova página). O documento é uma iniciativa do projeto “A Arte de Partejar: a representação do parto por puérperas do Cariri Cearense”, ligado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult).

A cartilha, que pode ser acessada gratuitamente, tem cerca de 20 páginas com orientações voltadas para mulheres e homens que tenham interesse de se informar sobre o parto. São dicas de como preparar o corpo e a mente durante a gestação, informações importantes sobre o trabalho de parto e como identificá-lo, orientações do que levar para a maternidade no dia do nascimento do bebê, além de explicações sobre a fisiologia do parto.

O documento também inclui orientações necessárias sobre a amamentação. Há explicações sobre a forma de colocar o bebê para fazer a pega correta, o tamanho do estômago do recém-nascido e dicas, caso haja dores ou fissuras no mamilo. A cartilha aborda ainda as implicações psicológicas do pós-parto para a mulher e para família, com o objetivo de orientar a adaptação nessa fase do puerpério.

Projeto

O “Arte de Partejar” iniciou as atividades em 2020, com a intenção de dar voz às gestante e puérperas da região do Cariri. O projeto tem como objetivo principal estimular mulheres a expressarem através da arte – desenhos, pinturas, colagens, bordados, entre outras expressões – seus sentimentos sobre a gravidez, o parto, o puerpério e a maternidade, a fim de auxiliá-las a superar possíveis traumas, medos e desafios presentes nessas fases e também a relembrar momentos felizes que viveram nesses períodos.

A iniciativa também pretende informar sobre a importância de uma assistência à saúde mais respeitosa, mais humana. Além da cartilha, o grupo tem desenvolvido diversas atividades virtuais nesse sentido. Informações sobre parto são constantemente divulgadas no perfil do projeto no Instagram, o @artedepartejar.ufca. Além disso, existem encontros online, chamado Círculos de Saberes, nos quais são debatidos temas relacionados à gestação e ao puerpério com o auxílio de profissionais convidados. Ano passado também ocorreu o Primeiro Simpósio Caririense de Assistência ao Parto Normal.

O projeto foi idealizado pela estudante de Medicina Andrezza Maia e atualmente conta com a coordenação e a orientação da professora do curso de Medicina da UFCA, Sally de França Lacerda Pinheiro.

Projeto “A Arte de Partejar: a representação do parto por puérperas do Cariri Cearense”
artedepartejar@gmail.com