Publicado nesta segunda-feira (8), Termo de Adesão ao Sisu 2024 já efetiva mudanças na Lei de Cotas

Publicado em 09/01/2024. Atualizado em 19/01/2024 às 17h00

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) divulgou nesta segunda-feira, 8 de janeiro de 2024, o termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Pelo segundo ano, a seleção para novos estudantes na UFCA terá apenas uma edição e contará com 1.070 vagas, distribuídas em 23 cursos de graduação presenciais.

Como em 2023, os cursos de graduação na modalidade Educação a Distância (EaD) serão ofertados pela UFCA em seleções específicas e não via Sisu.

A seleção do Sisu 2024 será feita a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. As provas do Enem foram realizadas nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado.

Mudanças na Lei de Cotas

No fim de 2023, a Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, passou por mudanças, que já passam a valer no Sisu 2024.

Seguindo o disposto na Lei 14.723, de 13 de novembro de 2023, a Lei de Cotas – que reserva, para grupos sociais específicos, metade das vagas disponíveis para ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES) – passará a disponibilizar, também, modalidades de concorrência (cotas) específicas para pessoas quilombolas.

Em relação à renda per capita do núcleo familiar, anteriormente fixada em 1,5 salário mínimo, a alteração na lei de cotas também reduziu esse valor para apenas um salário mínimo.

Outra mudança importante é que os candidatos e as candidatas elegíveis para vagas reservadas pela Lei de Cotas irão concorrer, inicialmente, às vagas disponibilizadas para ampla concorrência, ou seja, destinada ao público em geral.

Assim, apenas no caso de a nota para ingresso no curso escolhido não ser alcançada na ampla concorrência, os/as candidatos/as com condições elegíveis para cotas passarão a concorrer nas modalidades com vagas afirmativas.

Bônus para Pessoas Surdas

Desde 2019, a UFCA oferta a única licenciatura em Letras-Libras da região do Cariri cearense. Nesse sentido, a Universidade também disponibiliza um bônus de 20% na nota final do Enem para candidatos/as surdos/as que queiram, por meio  das vagas destinadas à ampla concorrência, ingressar no curso de Letras-Libras da UFCA. Caso optem por concorrer a vagas destinadas a pessoas com deficiência, surdos/as não fazem jus ao bônus.

As demais cotas já existentes em outras edições do Sisu (para estudantes pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, bem como para aqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública) permanecem disponíveis.

Todas as informações sobre o Sisu na UFCA podem ser encontradas na página dedicada ao processo seletivo (Admissão > Graduação > Sisu > Editais Vigentes).

sisu@ufca.edu.br