Relatório de Autoavaliação Institucional da UFCA referente ao ano de 2018 está disponível no portal

Publicado em 29/04/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h01

A Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFCA) e a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Institucional (Cimai-Proplan/UFCA) informam que já está disponível para toda a comunidade acadêmica o Relatório Anual de Autoavaliação Institucional da UFCA referente ao ano de 2018 que pode ser consultado na página da Avaliação Institucional na UFCA. Seguindo as diretrizes da Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e da Nota Técnica nº 065/2014/INEP/DAES/CONAES, a autoavaliação das instituições de ensino superior ocorre em ciclos trienais. Na UFCA, o atual ciclo avaliativo foi iniciado em 2018 e segue até 2020.

Em 2018, o processo avaliativo teve como premissa a observância das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI UFCA 2020 relacionadas às dez dimensões do Sinaes, quais sejam: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Cultura; Responsabilidade Social da Instituição; Comunicação com a Sociedade; Políticas de Pessoal; Organização e Gestão da Instituição; Infraestrutura; Planejamento e Avaliação; Política de Atendimento aos Discentes e Sustentabilidade Financeira da Instituição. De modo complementar, a avaliação levou em consideração a percepção da comunidade acadêmica sobre tais dimensões, a partir dos questionários direcionados a docentes, discentes, técnicos administrativos, terceirizados e sociedade civil.

Assim, para além da Autoavaliação em relação ao aprendizado e a avaliação dos processos de formação através do ensino, os estudantes da UFCA responderam perguntas sobre as condições de funcionamento do curso, tais como infraestrutura, atuação da coordenação, projeto pedagógico, oportunidades oferecidas pela universidade, habilidades e competências adquiridas no curso e interesse em relação ao mesmo. O momento foi oportuno também para a atualização das informações sobre o perfil socioeconômico da comunidade discente. Os servidores técnico-administrativos avaliaram questões relacionadas à gestão institucional, políticas de pessoal e carreira, infraestrutura e serviços, função social e PDI. Os docentes avaliaram as condições de funcionamento do curso e de exercício da docência.

Os resultados da avaliação institucional contribuem para que a UFCA possa identificar, por meio das análises presentes no relatório, quais ações, demandas e decisões devem ser implementadas para que a instituição esteja em um processo permanente de melhoria das suas ações e da qualidade dos serviços oferecidos, cumprindo assim sua missão institucional.

Acesse aqui os relatórios de Autoavaliação Institucional da UFCA.