Silvério de Paiva Freitas Júnior recebe o cargo de reitor e apresenta a gestão da UFCA para o quadriênio 2023-2027
Publicado em 20/06/2023. Atualizado em 21/06/2023 às 16h23
O professor Silvério de Paiva Freitas Júnior recebeu, nesta segunda-feira, dia 19 de junho de 2023, o cargo de reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em cerimônia realizada no campus Juazeiro do Norte. Na solenidade, o novo reitor apresentou a gestão da UFCA para o quadriênio 2023-2027 – pró-reitores/as, diretores/as, secretários/as e assessores (lista completa no final do texto).
A transmissão de cargo ainda não é a posse do novo reitor – que ocorrerá em Brasília, em data a definir.
A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada pelo gestor anterior da Universidade, professor Ricardo Ness. Na ocasião, Silvério e a nova vice-reitora, professora Ledjane Lima Sobrinho, assinaram o termo de transmissão dos cargos de reitor e vice eleitos/as para o quadriênio 2023-2027.
O novo reitor também recebeu das mãos do reitor anterior as insígnias reitorais – o pelerine e a borla, que compõem as vestes talares junto à beca preta. O reitor usa peças na cor branca, representando a união de todas as áreas do conhecimento.
O pelerine é a veste superior utilizada pelas autoridades universitárias sobre os ombros. É o principal adereço no conjunto das vestes reitorais, simbolizando saber público notório. Já a borla, usada na cabeça, representa o poder temporal dos reitores e é privativa dos/as reitores/as e dos/as doutores/as honoris causa.
Depois de receber o cargo, em discurso, Silvério de Paiva se comprometeu a conduzir uma gestão cada vez mais dialogada, inclusiva, participativa, em parceria com todos os agentes da comunidade universitária e com a comunidade externa à UFCA. “Só assim conseguiremos atender aos anseios da nossa comunidade, garantindo, ao mesmo tempo, excelência acadêmica e uma robusta contribuição à justiça social”, ressaltou.
Procissão acadêmica
A cerimônia iniciou com uma procissão acadêmica em que participaram o reitor e a vice-reitora do quadriênio 2019-2023, respectivamente, professor Ricardo Ness e professora Laura Hévila Inocencio Leite; e o reitor e a vice-reitora do quadriênio 2023-2027. Eles entraram no auditório do campus Juazeiro do Norte, acompanhados de suas famílias (filhos/as e cônjuges).
Também participaram do cortejo os representantes dos/as técnicos/as, o servidor Luciano Gomes Silva; dos/as docentes/as, a professora Amanda Teixeira; e dos discentes, a estudante do curso de Administração Pública, Mairla Alencar; além da representante do governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, a secretária de Educação, Eliana Estrela.
Depois da entrada do cortejo, o Quinteto de Metais da UFCA, projeto do professor do curso de Música, Ítalo Ferro, tocou clássicos da música brasileira. Em seguida, houve a interpretação do Hino Nacional Brasileiro pela voz da solista Kérissa Souza e do pianista Renato Brito, também professor do curso de Música.
Acompanharam a cerimônia membros/as da comunidade acadêmica, além de autoridades das cidades da região do Cariri, como prefeitos/as, secretários/as e gestores/as de outras instituições de ensino.
Discursos
Abrindo o momento dos discursos, a estudante Mairla Alencar, que considera a UFCA um símbolo de esperança e de transformação social, desejou que o próximo quadriênio seja um período de transformações positivas para a Universidade e de avanços em prol do ensino superior público, gratuito e de qualidade. Ela também destacou a importância da participação discente na consulta para a Reitoria da UFCA como uma forma de garantir a democracia universitária.
A estudante ainda comprometeu-se, em nome dos demais discentes, em contribuir ativamente para fortalecer os valores democráticos da instituição na construção de uma universidade melhor. “Vamos incentivar a participação estudantil, promover o diálogo e trabalhar em parceria com a nova gestão para construir uma universidade cada vez mais inclusiva, acolhedora e comprometida com a formação de profissionais íntegros e capacitados”, frisou.
Em seguida, o representante dos/das técnicos/as-administrativos/as em Educação, Luciano Gomes, deu destaque à atuação dos 304 taes que atuam em todas as bases da UFCA – no ensino, na pesquisa, na cultura e na extensão. “Somos servidores que ao receber um desafio buscamos a melhor forma de vencê-lo. Não medimos esforços. Cada um com a sua devida atribuição assim como na colônia de formigas”, ressaltou.
Ele agradeceu a atenção que a categoria teve durante a gestão de Ricardo Ness e Laura Hévila e destacou a participação de 92% dos/as técnicos/as na consulta informal aos cargos de reitor/a e vice-reitor/a. Também afirmou o compromisso dos/as taes de fazer prosperar a UFCA, mesmo diante dos desafios que virão, como a conquista de novos códigos de vaga para a instituição.
A professora Amanda Teixeira, representante docente, iniciou seu discurso destacando o tempo de dedicação de Ricardo Ness e Laura Hévila à Universidade. Ressaltou também a importante participação das mulheres na gestão da UFCA, citando a primeira reitora Suely Chacon, a professora Laura Hévila e a atual vice-reitora, Ledjane Sobrinho. “Desejo, professora [Ledjane Sobrinho], que nunca lhe faltem energia e firmeza para ocupar este espaço que, muitas vezes, não é confortável para nós”, disse.
Concluiu fazendo votos para que Silvério e Ledjane honrem e conduzam a UFCA com sucesso. “Acredito que o professor Silvério e a professora Ledjane terão sabedoria e discernimento para julgar, com base nas deliberações da comunidade acadêmica, aquilo que é melhor não apenas para servidores, servidoras e estudantes que fazem parte da UFCA, mas principalmente, o que é necessário para assegurar transformação social, tocando as vidas daquelas pessoas que, em virtude da profunda desigualdade social que marca nossa país, nunca conseguiram acessar a universidade”, afirmou.
A representante do governador Elmano de Freitas, a secretária de Educação, Eliana Estrela, que também é servidora técnica da UFCA, ressaltou a breve história da UFCA, cheia de desafios e conquistas. “Foram cursos, formandos… Uma universidade que pensa, que é pesquisa, extensão, cultura, que é diálogo e respeito. É essa universidade que eu acredito e que se expande por toda a região”, destacou Eliana, que também é do Cariri.
Para o próximo quadriênio, a secretária espera que a Universidade permaneça fortalecendo o vínculo com a educação básica. “As escolas são lugares de sonho. É na escola que se sonha o que de fato se quer. Esse lugar de sonho reúne vidas. São vidas pulsantes, vidas que vibram e nós precisamos acreditar nessa juventude e potencializar cada vez mais e que a universidade esteja de portas abertas”, comentou a secretária.
“Tenho a consciência do dever cumprido”
Os discursos do reitor e da vice-reitora do quadriênio 2019-2023 iniciaram com Laura Hévila. Em um texto, carregado de sentimentos, Laura falou sobre sua trajetória pessoal e profissional, incluindo o tempo em que esteve como vice-reitora e pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) da UFCA. “Posso dizer hoje, com tranquilidade, que tenho a consciência do dever cumprido”, frisou.
Ela agradeceu a oportunidade de contribuir com a história da UFCA e de empoderar mulheres a partir do lugar que ocupou. “Reconheço que ocupei um espaço privilegiado e acredito que saí mais forte, mais conectada e mais determinada a sempre aprender e me tornar a cada dia uma mulher que empodera outras mulheres”, disse Laura.
Ela também aproveitou a oportunidade para dar destaque a algumas ações promovidas pela UFCA nos últimos quatro anos. Citou a criação de novos cursos de graduação e de pós; a aprovação de resoluções importantes para pesquisa, pós-graduação e inovação; o aumento das bolsas de iniciação científica; o aumento do número de residências médicas; o subsídio para refeição de aluno de pós-graduação; a resolução da política de ações afirmativas, entre outras.
Agradeceu aos reitores; à equipe que trabalhou com ela na PRPI, nominalmente; e à família. Agora, na gestão que se inicia, Laura estará à frente da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI). “Como servidora pública, consciente dos meus deveres, estarei engajada contribuindo, dentro de minhas limitações, é claro, para que sua gestão, professor Silvério, seja coroada de pleno êxito”, destacou.
“Ser reitor é viver a universidade intensamente”
O professor Ricardo Ness destacou o percurso e a atuação da equipe que está há dez anos construindo a UFCA. Falou de muitas conquistas durante os anos que esteve à frente da Universidade, mas também relembrou que boa parte disso ocorreu em um cenário difícil para a educação pública, com a queda brutal do orçamento nos últimos oito anos, a pandemia da covid-19 e o governo anterior que esteve à frente do Brasil (2019-2022).
Além de lembrar dos cursos de graduação e pós-graduação que foram abertos ao longo dos anos, dos polos de Educação a Distância (EaD), do crescimento físico da Universidade, da implantação de novas estruturas, como a Clínica Escola em Barbalha, Ricardo Ness deu ênfase ao número que, segundo ele, representa sonhos realizados e vidas transformadas com a conclusão do ensino superior numa universidade federal.
“Já formamos, enquanto UFCA, 3.182 alunos. E aqui digo sem modéstia: levarei essa honra comigo para sempre. Dei o grau à maioria desses alunos. Minha emoção era imensa quando eu dizia aos formandos: ‘vocês estão formados pela Universidade Federal do Cariri’”, comentou, emocionado.
Ricardo Ness também aproveitou a oportunidade para agradecer às pessoas públicas que sempre apoiaram a Universidade, por compreenderem o significado e a importância de uma universidade federal no Cariri.
Por fim, o professor Ricardo falou para o professor Silvério sobre a importância de ocupar o cargo de reitor. “Ser reitor é viver a universidade intensamente. É entregar-se a ela de corpo e alma, coração e mente. É internalizar e aceitar de bom grado: a universidade é quem passará a dar significado à sua vida de reitor’”, disse.
Também ressaltou que ser reitor requer intensa e cotidiana dedicação à universidade e à educação, assumindo um compromisso com a transformação de vidas e de comunidades por meio da educação. “Os desafios são muitos, mas um tempo novo aí está. O Brasil voltou! Estão de volta as oportunidades, o diálogo, o brilho no olho de quem tem vontade de fazer um Brasil melhor e, no nosso caso, fazer uma universidade pública de qualidade”, afirmou Ricardo que agora assume a Diretoria de Articulação e Relações Institucionais com a Comunidade (Diari/UFCA).
“Que fique registrado, mais uma vez, meu forte compromisso com esta querida universidade”
A vice-reitora do quadriênio 2023-2027, professora Ledjane Sobrinho, que também permanecerá como pró-reitora de Assuntos Estudantis (Prae) da UFCA, iniciou o discurso agradecendo a confiança e a generosidade da comunidade acadêmica na candidatura que ela e o professor Silvério integraram na consulta aos cargos máximos da instituição. “Que fique registrado, mais uma vez, meu forte compromisso com esta querida universidade, meu lar institucional há 13 anos!”, disse.
Ledjane relembrou a trajetória dela na UFCA no curso de Engenharia de Materiais, no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); na Pró-Reitoria de Ensino (atual Pró-Reitoria de Graduação); na antiga Diretoria de Assistência Estudantil; e na atual Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. “Em, cada qual, encontrei pessoas competentes e amáveis, com quem foi e é uma dádiva conviver”, afirmou.
A vice-reitora deu destaque aos/às estudantes, razão de ser da universidade, ressaltando que teve e continuará tendo a alegria de trabalhar pela causa estudantil. Falou sobre importantes políticas estudantis implementadas na UFCA em sua primeira década de existência, como o orçamento participativo.
Comprometeu-se, na gestão junto a Silvério, a trabalhar por uma assistência estudantil ainda mais forte. “Vamos trabalhar pela ampliação e melhoria dos RUs, bibliotecas, pelo HU [hospital universitário], HV [hospital veterinário], pela criação de espaços de convivência, pela ampliação da assistência social, psicológico, psiquiátrica, pedagógica e de promoção à saúde”, enumerou.
Ledjane também falou que pretende trabalhar, de forma determinada, para realizar importantes avanços nas áreas de direitos humanos, diversidade, inclusão, acessibilidade, gestão de pessoas e qualidade de vida. “A UFCA precisa ser ainda mais acolhedora, para todas as pessoas, sem exceção”, destacou.
“Trabalhar é o que mais vamos fazer nos próximos quatro anos”
O discurso do novo reitor, Silvério de Paiva, junto à apresentação dos nomes que comporão a gestão 2023-2027, encerraram a cerimônia. No discurso, Silvério agradeceu às pessoas que passaram a fazer parte da vida dele, depois que chegou ao Cariri há 13 anos, e à comunidade acadêmica pela escolha durante a consulta aos cargos de reitor/a e vice.
Fez agradecimentos especiais à família, ao professor Ricardo Ness e à professora Suely Chacon, respectivamente, segundo reitor e primeira reitora da UFCA, que enfrentaram tempos difíceis em virtude da conjuntura política nacional.
Também fez um agradecimento especial a Ledjane Sobrinho, que trabalhará junto a ele na condução da Universidade. “Ledjane é uma das mulheres mais fortes que eu já conheci. É muito competente, assertiva, engajada pelo bem da nossa universidade, em especial, pelo bem-estar da comunidade estudantil’, destacou.
Comprometeu-se a trabalhar para incrementar a qualidade e ampliar o ensino na graduação e na pós-graduação; fortalecer a pesquisa; aproximar ainda mais a UFCA do seu território de atuação, o Cariri cearense; conduzir a curricularização da extensão universitária; e reconhecer e valorizar a diversidade e as várias manifestações da cultura e da arte.
Também disse que vai trabalhar ativamente pela qualidade de vida nos campi, pela saúde e pelo bem-estar no trabalho e nos estudos; pelas ações afirmativas, permanência estudantil, sustentabilidade, internacionalização e inovação.
“Trabalhar é o que mais vamos fazer nos próximos quatro anos: trabalhar para transformar o potencial em real; trabalhar para fazer emergir o que há de potência. A nossa Universidade Federal do Cariri é plena de potencialidades, que a vocacionam a ser, no médio prazo, uma universidade de ponta e uma das principais do interior brasileiro”, destacou.
Transmissão da cerimônia
A solenidade foi transmitida no canal da UFCA no Youtube: o UFCA TV. Quem não acompanhou ainda pode assistir à cerimônia completa em vídeo disponibilizado no canal.
Gestão UFCA – Quadriênio 2023-2027
Pró-Reitores/as
Pró- Reitoria de Graduação
Poliana Luna
Demetrius Barbosa
Pró-Reitoria de Administração
Tiago Alencar
Rodolfo Jakov
Pró-Reitoria de Extensão
Fabiana Lazzarin
Francilda Alcantara
Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento
Juscelino Pereira
Mateus Ferreira
Pró-Reitoria de Cultura
Aglaíze Damasceno
Sérgio Vasconcelos
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
Mário Pacheco
Leandro Targino
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
Ledjane Sobrinho
Liana Esmeraldo
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Claudener Teixeira
Iri Sandro Pampolha
Chefe de Gabinete
Leandro Macedo
Diretorias
Diretoria de Articulação e Relações Institucionais com a Comunidade
Ricardo Ness
Diretoria de Infraestrutura
André Freitas
Washington Júnior
Diretoria de Logística e Apoio Operacional
Anniel Negreiros
Diretoria de Tecnologia da Informação
Taciano Pinheiro
Iury Fernandes
Diretoria do Sistema de Bibliotecas
Jorge Nogueira
Samara Matias
Centro de Educação a Distância
Nilo Silva
Antônio Batista
Diretoria de Comunicação
Gabriel Souza
Secretarias
Secretaria de Cooperação Internacional
Laura Hévila Inocencio Leite
Secretaria de Acessibilidade
Francileuda de Lima
Secretaria de Documentação e Protocolo
Josedete Gonçalves
Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores
Katulo Ferreira
Secretaria de Processos Disciplinares e Comissões Permanentes
Aretuza Sousa
Cerimonial e Apoio a Eventos
Kelsma Gomes
Assessoria
Rodrigo Rocha
Abraão Carvalho
Gerson Morais
Serviço
Gabinete da Reitoria
gabinete@ufca.edu.br