ATUALIZAÇÃO: sobre o caso de suspeição de Covid-19 na UFCA

Publicado em 16/03/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h15

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), atenta ao contexto de necessidade de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), estabeleceu na última sexta-feira, 13 de março de 2020, um Comitê próprio para esta demanda: o Comitê Interno de Enfrentamento ao Covid-19 (Cieco-19/UFCA).

Este comitê vem recomendando a componentes da comunidade acadêmica, pelo e-mail cieco19@ufca.edu.br, práticas dentro dos protocolos sanitários internacionais, de acordo com as especificidades individuais de cada um neste momento. Alguns membros da comunidade acadêmica da UFCA regressaram recentemente de intercâmbios no exterior; outros, têm viagens agendadas; outros apresentam sintomatologias que podem indicar síndrome viral, entre muitas situações. Com responsabilidade e considerando as diretrizes do Ministério da Saúde, o Cieco-19/UFCA vem respondendo individualmente às solicitações de recomendação sobre o que fazer em cada caso.

Uma destas mensagens trocadas com a comunidade acadêmica foi utilizada, sem o mínimo respeito à ética jornalística, por veículos de comunicação locais para publicações sensacionalistas divulgadas na manhã desta segunda-feira, 16 de março. Parte da nossa comunidade foi exposta gratuitamente e, agora, precisa lidar com os efeitos dessa exposição, além de precisar lidar com o já tenso cenário em torno do Covid-19. É lamentável que objetivos menores – como os de priorizar conteúdos sensacionalistas em vez de informação apurada e qualificada, pela simples necessidade de alcançar boa repercussão na internet – estejam acima do bem-estar de pessoas, que, neste momento, estão sendo assediadas por estranhos, curiosos sobre o seu estado de saúde.

O Cieco-19/UFCA, além de repudiar veementemente essa prática absurda, afirma que a Diretoria de Comunicação da UFCA não foi procurada oficialmente por nenhum dos veículos que divulgaram as informações referentes ao caso de suspeição na UFCA. Utilizaram, antes, informação repassada imprudentemente, identificando pessoas em momento de fragilidade, insensíveis ao fato de que isso poderia causar abalos físicos e emocionais a elas. O Cieco-19/UFCA comunica ainda que vai acionar os dispositivos jurídicos cabíveis, para que os responsáveis pelas publicações respondam por seus atos.

Dito isso, o Cieco-19/UFCA convida os sérios profissionais de imprensa de que o Cariri certamente dispõe para uma coletiva de imprensa virtual na manhã desta terça-feira, 17 de março de 2020, para que possamos oferecer à sociedade informação séria, precisa e responsável. A coletiva será às 10h, pelo canal da UFCA no YouTube.

Para quaisquer questionamentos e dúvidas, este Comitê se coloca à disposição não apenas da comunidade acadêmica, mas da sociedade, pelo já citado endereço cieco19@ufca.edu.br.

Atenciosamente,

Comitê Interno de Enfrentamento ao Covid-19 (Cieco-19/UFCA)

ATUALIZAÇÃO: com a suspensão das atividades acadêmicas, a coletiva de imprensa, antes programada para ocorrer presencialmente, vai se dar em ambiente virtual, por meio do canal no YouTube da UFCA. O horário se mantém o mesmo: 10h. Os veículos de comunicação podem encaminhar suas perguntas pelo e-mail cieco19@ufca.edu.br ou ao vivo, durante a transmissão.