Solenidade oficializa integração da UFCA à Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas

Publicado em 22/11/2024. Atualizado em 22/11/2024 às 16h49

Solenidade de entrega da chancela da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas à UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) participou, no último dia 5 de novembro de 2024, de solenidade na qual foi oficializada a integração da instituição junto à Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas.

Por meio do projeto “Economia Criativa e Epistemologias do Sul”, a UFCA tem como objetivo fomentar a coprodução de conhecimentos acadêmicos e não acadêmicos sobre a Economia Criativa brasileira e Epistemologias (estudos do conhecimento) do hemisfério sul.

A entrega da chancela à UFCA, que já havia sido firmada por meio de parceria em agosto de 2024, aconteceu durante o décimo quinto Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade e da segunda Conferência Internacional de Economia Criativa e Políticas Públicas da Unesco, ambos realizados na Universidade da Amazônia (Unama), em Belém-PA.

Na ocasião, a instituição foi representada pela professora Beatriz Gondim, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA).

De acordo com Beatriz, a cerimônia, que reuniu as demais instituições de ensino superior integrantes da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, “foi um momento para fortalecer as parcerias, ampliando as discussões e dando encaminhamentos para os projetos por meio das expertises e dos interesses em comum com as Universidades parceiras”, explica.

Excelência em rede

Uma das finalidades da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas está pautada em construir um centro de excelência em rede voltado ao desenvolvimento de estudos e projetos ligados ao tema. A perspectiva é de que isso torne possível a promoção de treinamentos, bem como a implementação de programas de pesquisa, ensino, cultura e extensão, garantindo assim a capacitação de acadêmicos, gestores e comunidades.

Segundo a professora Beatriz Gondim, fazer parte de uma rede como esta é uma “conquista significativa” para a UFCA. “Indica que estamos expandindo nossos campos de trabalho e colaboração, [pois] estamos falando de uma rede cujo principal objetivo é discutir a economia criativa em relação às políticas públicas e trabalhar em conjunto com vários atores e territórios. Indica também o reconhecimento e a apreciação do trabalho realizado por nossa jovem instituição”, afirmou.

Cátedra da Unesco com ênfase em Economia Criativa e Políticas Públicas

A Cátedra Unesco com ênfase em Economia Criativa e Políticas Públicas tem sede na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. Essa Cátedra é a primeira da Unesco, em todo o mundo, com temáticas e projetos relacionados à Economia Criativa e às Políticas Públicas. Participam dessa cátedra, atualmente, 25 universidades (entre nacionais e internacionais). Destas, apenas três estão na região Nordeste do Brasil. Além da UFCA, também participam da Cátedra Unesco a Federal da Paraíba (UFPB) e Federal do Pernambuco (UFPE).

Serviço

Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA)
ccsa@ufca.edu.br