#SomosUFCA: Mais um docente da UFCA é reconhecido com bolsa de produtividade do CNPq

Publicado em 21/01/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 16h50

Foto de Fóssil
Foto: Divulgação – PRPI/UFCA

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, no último dia 11, o resultado preliminar da Chamada Pública 09/2018, que concederá bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) a estudiosos de destaque em todo país. Nessa edição, mais um docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi reconhecido com uma bolsa PQ do CNPq.

Com seu trabalho no estudo físico-químico de fósseis das Bacias do Araripe e do Parnaíba, o professor do Centro de Ciencias e Tecnologia (CCT/UFCA) João Hermínio da Silva se tornou o quarto pesquisador da UFCA a conquistar uma bolsa do tipo. Antes, os professores Sami Jorge Michereff, do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA); Paulo Renato Alves Firmino e José Euclides Gomes da Silva (ambos do CCT/UFCA) já haviam conquistado o reconhecimento.

De acordo com a descrição do último edital de bolsas PQ, o objetivo do programa é “valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade”.

“A nossa universidade é nova e isso [a concessão da bolsa] vai demonstrando a nossa qualidade. Eu sou egresso da UFC [Universidade Federal do Ceará] e comecei esse estudo quando vim para o Cariri com uma bolsa DCR [Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional] pela Urca [Universidade Regional do Cariri]”, explica o professor Hermínio. As bolsas DCR são concedidas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com o CNPq, a doutores com experiência comprovada na execução e coordenação de projetos científico-tecnológicos e de inovação, para uso em despesas de logística e infraestrutura laboratorial.

Análise de fósseis

Hermínio explica que, na prática, seu trabalho consiste em coletar fósseis das Bacias do Araripe e do Parnaíba para compreensão e descoberta de recursos naturais locais: “Esse projeto tem uma grande importância científica para os estados do Ceará e do Piauí, pois essas bacias abrigam uma intensa concentração fossilífera em grande estado de preservação. Nós utilizamos técnicas de espectroscopia e microscopia para fazermos interpretações paleoambientais. Nosso propósito atual é tentar encontrar ‘DNA’ em um fóssil”, relata. Após as análises, os materiais coletados das bacias são tombados e entregues a algum laboratório.

A equipe do professor tem cerca de 15 pesquisadores – entre estudantes de iniciação científica, de mestrado e de doutorado, de áreas como Biologia, Geologia, Química e Engenharias. Com o trabalho nas bacias, eles já publicaram artigos sobre peixes, camarão, plantas, coprólitos e insetos: “Publicamos nosso primeiro artigo com fragmentos ósseos de um dinossauro terópoda da Formação Ipubi. Mais recentemente, publicamos o artigo Trowing light on an uncommon preservation of blattodea from the Crato Formation (Araripe Basin, Cretaceous), Brasil, na Revista Brasileira de Paleontologia: Trata-se de um fóssil de 115 milhões de anos”, explica.

Com a conquista da bolsa PQ, Hermínio acredita que o trabalho do grupo de pesquisadores dos fósseis tende a aumentar: “Todos aqueles que realizam quaisquer tipo de pesquisas desejam sim ser bolsistas do CNPq. Então, para nós, a responsabilidade aumenta mais ainda”, finaliza.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Coordenadoria de Pesquisa
Sala 302, Bloco I – campus Juazeiro do Norte(88) 3221.9327prpi@ufca.edu.br

Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA)