UFCA arrecada alimentos para refugiados venezuelanos

Publicado em 05/06/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h13

A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) está arrecadando alimentos não perecíveis para famílias refugiadas da Venezuela que atualmente residem na região do Cariri. A Venezuela vive uma grave crise politico-economica – em grande parte ocasionada pela queda do preço da principal fonte de receita venezuelana, o barril de petróleo –  que vem provocando hiperinflação, desemprego e desabastecimento. A iniciativa da arrecadação de alimentos surgiu para auxiliar o Comitê de Migração e Refúgio do Cariri Cearense, encabeçado pela Cáritas Diocesana, da cidade do Crato.

Atualmente, o Cariri conta com 7 famílias venezuelanas, nas cidades de Crato (2), Juazeiro do Norte (4) e Barbalha (1). Essas famílias já têm onde morar e estão sendo assistidas principalmente pelas paróquias do Cariri. A campanha é permanente e tem como objetivo a acolhida de 50 famílias.

Além dos alimentos não perecíveis, podem ser doados produtos de limpeza, higiene pessoal e artigos de cama, mesa e banho. De acordo com o professor Janailton Coutinho, do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade(CCAB/UFCA), a casa de acolhimento do Crato tem espaço para cinco famílias, mas não foi possível acolher todas elas por falta de estrutura: “Por isso, também podem ser doados mobiliários como cama, colchão e outros”, afirmou. Em 2018 a Procult/UFCA arrecadou 300kg de alimentos durante os jogos universitários da UFCA. As doações foram encaminhadas ao Comitê de Migração do Cariri e distribuída às famílias imigrantes.

As doações podem ser feitas no campus Crato da UFCA e na sala da Procult/UFCA, no campus Juazeiro do Norte (Sala I 204), de 8h as 12h e de 13h as 17h. Além desses locais, os alimentos podem ser entregues na Cáritas Diocesana do Crato, no Centro da cidade.

Seminários sobre Migração e Refúgio

Nos dias 18 e 19 de junho, serão realizados seminários com as temáticas de migração e refúgio no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca), na cidade do Crato. O evento é fruto de parceria entre o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE) e o Comitê de Migração e Refúgio do Cariri. A iniciativa conta com o apoio da UFCA,da  Urca, da Cáritas e das entidades internacionais filantrópicas Misereor e Puentes de Solidaridad.

Locais para entrega de alimentos:

Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA)
Campus Juazeiro do Norte – UFCA
Avenida Tenente Raimundo Rocha, 1639 – Cidade Universitária
Sala 204, bloco I
+55 88 3221.9245
procult@ufca.edu.br

Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA)
Campus Crato – UFCA
Rua Ícaro de Sousa Moreira, nº 126 – Muriti – Crato