UFCA desenvolve Plano de Contingência para o coronavírus com o intuito de orientar profissionais de saúde do Mais Médicos

Publicado em 16/04/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 16h59

Foto: Karina Zambrana (Arquivo/Ministério da Saúde)

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Faculdade de Medicina (UFCA), desenvolveu o Plano de Contingência para o Coronavírus (Covid-19), com o objetivo de orientar os profissionais de saúde do programa Mais Médicos que atuam na região do Cariri e no Centro-Sul do Ceará. O documento já foi apresentado aos médicos, por meio da supervisão acadêmica remota, e nesta quinta-feira, dia 16 de abril, esteve na pauta de webconferência realizada pela supervisão do programa com os secretários de saúde dos municípios.

O plano, de acordo com os tutores locais do programa Mais Médicos, professora Sandra Barreto Fernandes da Silva e professor Cláudio Gleidiston, ambos da Faculdade de Medicina da UFCA, é uma resposta à pandemia, que pede emergência nos serviços de saúde pública.

Compreende dez medidas de intervenção, que serão periodicamente avaliadas e ajustadas, conforme as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, do Conselho Federal de Medicina, da Associação Médica Brasileira e de equipe de especialistas da região, com apoio do Ministério da Educação. 

Intervenção

As principais intervenções que constam no plano de contingência vão desde a supervisão pedagógica dos médicos, orientações em relação ao atendimento nas unidades básicas de saúde (UBS) até o apoio médico e psicológico a esses profissionais. 

Nas medidas relacionadas à supervisão pedagógica, ficam estabelecidas reuniões periódicas virtuais, com a presença dos tutores e supervisores do programa; capacitação dos supervisores para atender os médicos participantes, disponibilizando uma segunda opinião formativa (fonte de informação que apresenta como conteúdo as perguntas e respostas baseadas em boa evidência relacionadas com os problemas prioritários de atenção primária à saúde); e atendimento por teleinterconsulta, que permite troca de informações e opiniões entre médicos para auxílio diagnóstico ou terapêutico, sempre que necessário, inclusive sábados e domingos. 

Nas orientações em relação ao atendimento nas unidades básicas, o documento estabelece parceria com a Superintendência da Regional de Saúde do Cariri (Secretaria de Saúde do Estado do Ceará), como intermediadora junto aos municípios, com o objetivo de alinhar todas as medidas técnicas destinadas ao médico participante e sua equipe de saúde; e elaboração de orientações destinadas aos médicos e suas equipes de saúde, subsidiadas por nota técnica da Secretaria de Saúde do Estado/CFM/AMB/ANVISA e ajustadas pela equipe de especialistas, para o atendimento nas UBS em relação ao risco de contaminação por coronavírus.

Nas intervenções relacionadas ao apoio médico e psicológico aos profissionais do Mais Médicos, estão a oferta de suporte, via WhatsApp, realizado por equipe multiprofissional para demandas encaminhadas pelos supervisores e médicos do programa; com equipe de suporte técnico (infectologistas, clínico, cardiologistas, reumatologistas e emergencistas) e de suporte emocional (psiquiatra e psicólogo). Essa medida prevê o encaminhamento desnecessário de pacientes às emergências da região Centro-Sul e Cariri, favorecendo o distanciamento social e apoiando os profissionais envolvidos.

Entre as principais medidas há também o mapeamento das UBS em que existem médicos de grupo de risco e o monitoramento dos casos de covid-19 no território de atuação (usuários e profissionais de saúde), com o objetivo de captar informações atualizadas para subsidiar mudanças ou ajustes no plano de contingência. O documento sugere ainda um fluxograma para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios na atenção primária, de modo a evitar aglomeração, garantir o uso de máscara e a higienização das mãos por parte dos profissionais em atendimento e dos pacientes e fornecer o tratamento adequado dos sintomas.

Mais Médicos no Cariri e no Centro-Sul

Desde 2013, a UFCA, por meio da Famed, está envolvida na supervisão acadêmica do Mais Médicos na região do Cariri e Centro-Sul cearense. Como o programa é interministerial – Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (MEC) -, o MEC trabalha junto às instituições para disponibilizar essa supervisão acadêmica e o MS atua junto aos médicos e aos municípios. A portaria do MEC nº 585/2015 regulamenta a supervisão acadêmica como espaço de educação permanente. 

Atualmente, dois tutores e 19 supervisores, entre médicos docentes e preceptores da UFCA, acompanham, de forma remota, as atividades dos 175 médicos ativos que estão em 34 municípios cearenses. Os municípios são: Campos Sales, Potengi, Assaré, Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Várzea Alegre, Caririaçu, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Jardim, Porteiras, Abaiara, Brejo Santo, Mautiri, Milagres, Mombaça, Catarina, Saboeiro, Jucás, Cariús, Cedro, Lavras da Mangabeira, Ipaumirim, Icó, Orós, Quixelô, Iguatu, Acopiara, Piquet Carneiro, Dep. Irapuan Pinheiro e Piquet Carneiro.

Serviço

Faculdade de Medicina (Famed/UFCA)
Campus Barbalha
famed@ufca.edu.br