UFCA firma acordo de colaboração técnica em segurança da informação
Publicado em 28/02/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 16h52
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) firmou, nesta quinta-feira (28), sua participação no Acordo de Colaboração Técnica em Segurança da Informação e Comunicações com outras 15 instituições. Em conjunto, essas instituições formaram a “Rede Workolab”, que busca promover o desenvolvimento e o aprimoramento da segurança da informação e comunicações, por meio da colaboração interinstitucional.
O Acordo conta com a participação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal do Ceara (UFC), da Universidade Federal do Rio Grande Do Norte (UFRN), da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Do Piauí (IFPI) – campus Teresina, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), da Universidade de Pernambuco (UPE), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Sul Bahia (UFSB), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Empresa Municipal de Informática (Emprel).
Estiveram presentes na assinatura do documento o Reitor da UFCA, Ricardo Ness, o diretor de Tecnologia da Informação da UFCA, Herbert Novais, a coordenadora de Segurança da Informação da UFPE, Rosangela Saraiva e o especialista em Segurança da Informação, também da UFPE, André Souto Soares. Herbert explica que esse trabalho colaborativo entre várias instituições do Nordeste tem a finalidade de trocar experiências e práticas nos diversos eixos temáticos da área de segurança da informação, tais como políticas, planos de gestão, técnicas e ferramentas de tratamento e resposta a incidentes: “essa parceria trará benefícios para que a UFCA desenvolva de forma mais rápida e efetiva o seu sistema de segurança da informação”, afirma.
Compete à UFPE e à UFC, conjuntamente, gerenciar a Rede Workolab. Já a UFRN será responsável pela criação e gestão de um espaço denominado “ColabWiki”, que irá armazenar documentos compartilhados entre as participantes do Acordo. As instituições estabelecem ainda o compromisso de compartilhar documentos e comunicar ocorrências de incidentes ou vulnerabilidade, bem como informar as demais participantes sobre soluções conhecidas para incidentes ou vulnerabilidade de Segurança da Informação e Comunicações. O acordo tem vigência de 5 anos, sendo permitida a prorrogação mediante manifestação dos envolvidos.