UFCA firma acordo internacional com ICRANet, centro global de astrofísica relativística

Publicado em 28/03/2025. Atualizado em 28/03/2025 às 13h42

Sede do ICRANet, em Pescara, Itália. Foto: reprodução Wikipedia

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) firmou acordo, em 2025, com o International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANet): uma das instituições mais prestigiadas do mundo na área de astrofísica relativística, com sede em Pescara, na Itália.

O protocolo de cooperação firmado entre a UFCA e o ICRANet, assinado em janeiro com apoio da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA), prevê ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de cosmologia, gravitação e astrofísica relativística – como intercâmbio de discentes e docentes, organização de eventos científicos internacionais, oferta de cursos avançados, promoção de publicações conjuntas e submissão de projetos a agências de fomento internacionais.

Além disso, o acordo contempla a implementação de linhas de pesquisa interinstitucionais, cursos de curta duração e atividades de extensão científica e tecnológica.

Conforme o professor da UFCA Otoniel Silva, dedicado à área de astrofísica nuclear e coordenador da cooperação firmada com o ICRANet, o acordo representa uma oportunidade singular para que estudantes, professores e pesquisadores da UFCA tenham acesso a uma rede científica global de excelência.

“Estão previstas mobilidades acadêmicas, participação em programas avançados de formação oferecidos pelo ICRANet, coorientação de trabalhos de pós-graduação e inserção direta em colaborações internacionais com instituições como a Universidade de Stanford, a Universidade do Arizona e outras universidades europeias e asiáticas parceiras do ICRANet. Essa integração permitirá à comunidade acadêmica da UFCA atuar em projetos de fronteira e ampliar significativamente sua visibilidade científica”, disse.

Ainda de acordo com Otoniel, a internacionalização é um vetor essencial para o avanço da ciência brasileira, por ampliar o acesso a redes globais de conhecimento, fomentar a excelência acadêmica, fortalecer a formação de recursos humanos e impulsionar a competitividade da produção científica nacional.

“A colaboração internacional também facilita o acesso a fontes de financiamento estrangeiras, permite o compartilhamento de infraestrutura de ponta e estimula a produção científica conjunta com alto impacto. No contexto da UFCA, esse tipo de parceria eleva o potencial da instituição para atuar como um polo emergente de pesquisa no interior do Brasil”, enumera.

Para o docente da UFCA, embora o Brasil possua uma comunidade científica altamente qualificada, há desafios estruturais para a plena internacionalização, entre os quais se pode citar a limitação de recursos financeiros, a burocracia para execução de acordos internacionais, a assimetria tecnológica com países mais desenvolvidos e a necessidade de políticas institucionais mais efetivas em prol da ciência global.

“Além disso, a interiorização das universidades, como é o caso da UFCA, torna a internacionalização ainda mais desafiadora, mas também mais urgente. Parcerias como a que firmamos com o ICRANet demonstram que é possível superar essas barreiras, consolidando a UFCA como um ator relevante na cena científica internacional”, finaliza.

Serviço

Secretaria de Cooperação Internacional
sci@ufca.edu.br