UFCA, IFCE, Unileão, FMJ e Poder Público debatem segurança, iluminação e trânsito no bairro Cidade Universitária, em Juazeiro do Norte

Publicado em 02/09/2024. Atualizado em 02/09/2024 às 18h36

Reunião na UFCA, em setembro de 2024, debate segurança, iluminação pública e trânsito no bairro Cidade Universitária, em Juazeiro do Norte. Foto: Gabinete/UFCA

O Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu, na tarde desta segunda-feira, 2 de setembro de 2024, representantes da Polícia Militar, do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), das Secretarias de Segurança Pública e de Finanças de Juazeiro do Norte e das demais Instituições de Ensino Superior que, como a UFCA, mantêm unidades no bairro Cidade Universitária, em Juazeiro do Norte.

O grupo debateu possíveis medidas capazes de mitigar os problemas constantes relacionados à segurança, à iluminação pública e a trânsito no bairro. No cruzamento entre a avenida Tenente Raimundo Rocha e o Anel Viário, por exemplo, a falta de visibilidade para quem está na Tenente Raimundo Rocha e deseja cruzar o Anel Viário vem favorecendo a ocorrência de acidentes.

Além da UFCA, participaram da reunião o Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), o Centro Universitário Leão Sampaio (Unileão) e a Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (Estácio – FMJ). No caso da UFCA e do IFCE, estiveram presentes representantes sindicais e servidores das instituições.

No Anel Viário, a partir do campus da Unileão, sentido Campo Alegre, a iluminação pública é precária, o que vem contribuindo para assaltos. Um servidor da UFCA chegou a ser baleado no trecho, no mês passado.

Frente às ocorrências, na reunião desta segunda, foi estabelecido que rondas da Polícia Militar (PM) seriam ampliadas na região. Além disso, a representação do governo municipal apontou o destacamento de equipes para revisar a iluminação pública na área sob responsabilidade do município.

Por fim, também foi decidido o envio de um ofício para a Superintendência de Obras Públicas do Ceará, para que seja verificada a falta de iluminação no Anel Viário, e também para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). A comunicação para o Detran-CE vai solicitar a implantação de uma rotatória no cruzamento do Anel Viário com a Tenente Raimundo Rocha, com o objetivo de reduzir os acidentes no local.

Gabinete da Reitoria
gabinete@ufca.edu.br