UFCA inicia testes para implementação da modalidade Pix como forma de pagamento nas recargas de cartão do Refeitório Universitário

Publicado em 02/10/2024. Atualizado em 03/10/2024 às 09h04

Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

Como forma de garantir maior funcionalidade e acompanhar a tendência social de integração cada vez mais efetiva dos brasileiros aos meios digitais, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) irá implementar o Sistema Brasileiro de Pagamento Instantâneo (Pix) como uma das opções de pagamento a serem utilizadas pelos usuários do Refeitório Universitário (RU).

A decisão foi tomada por meio de votação na 56ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consuni/UFCA), ocorrida no dia 26 de setembro de 2024, e publicada na Resolução Consuni nº 237.

A fase de testes terá início no campus Crato na próxima segunda-feira, 7 de outubro de 2024. A nova funcionalidade estará disponível tanto para o público interno (estudantes, servidores e terceirizados) quanto externo.

Com a disponibilização do novo formato, os usuários do RU poderão gerar digitalmente uma Guia de Recolhimento da União (GRU), referente ao valor desejado de recarga, e escolher a opção Pix na hora de finalizar o pagamento. Assim, os créditos de refeição serão contabilizados diretamente em seu cartão de acesso ao RU, sem a necessidade de pegar fila.

Conforme explica o coordenador do Refeitório Universitário da UFCA, Breno Cipriano, a adoção da ferramenta representa um ganho para toda a comunidade, tendo em vista que o pagamento em espécie, funcional desde a implantação do RU, não acompanhou a tendência verificada nos dias atuais após a criação do Pix e a consequente informatização dos meios de pagamento.

Ainda segundo o coordenador do RU, a disponibilização da opção de pagamento via Pix “atende a uma demanda recorrente da comunidade acadêmica, tornando o processo de recarga do Cartão de Acesso ao RU mais seguro, dinâmico e acessível”, acrescenta.

Cronograma de testes nos outros campi

Após o campus Crato, o cronograma de execução dos testes para a implementação da modalidade Pix prevê a seguinte sequência:

• Campus Barbalha: início em 14 de outubro de 2024
  • Campus Brejo Santo: início em 21 de outubro de 2024
  • Campus Juazeiro do Norte: início em 29 de outubro de 2024

Acesso ao serviço

Para ter acesso à nova modalidade e efetuar o pagamento dos serviços relativos ao Refeitório Universitário da UFCA via Pix, os usuários deverão, primeiro, acessar o Portal PagTesouro – GRU.

Na sequência, ao abrir a página “Pagamento de GRU”, será necessário preencher a Guia de Recolhimento da União (GRU) – de acordo com os dados da unidade arrecadadora, que, neste caso, é a UFCA. Dessa maneira, é preciso seguir o passo a passo abaixo:

• Órgão Arrecadador: 26449 – Universidade Federal do Cariri
  • Unidade Gestora Arrecadadora: 158719 – Universidade Federal do Cariri
  • Serviço: 19160 – Refeição/Recarga (RU/UFCA – Crato
  • Serviço: 19158 – Refeição/Recarga (RU/UFCA – Barbalha
  • Serviço: 19159 – Refeição/Recarga (RU/UFCA – Brejo Santo
  • Serviço: 18994 – Refeição/Recarga (RU/UFCA – Juazeiro do Norte)

Ao selecionar o código do serviço (Refeição/Recarga), é necessário que a opção escolhida esteja em conformidade com a unidade de lotação/matrícula do estudante, servidor ou terceirizado. A divergência entre as informações poderá inviabilizar a efetivação da recarga.

Depois de realizar o preenchimento das informações referentes à unidade arrecadadora, o usuário seguirá para a página na qual irá inserir os seus dados de identificação. Para se identificar, o usuário deverá incluir CPF, Nome do Contribuinte, Número de Referência (informar o número do Cartão de Acesso ao RU que receberá os créditos) e indicar o valor principal da recarga.

É possível, ainda, para os visitantes ou dependentes, realizar o pagamento de refeição avulsa, bastando, nesse caso, informar o CPF do responsável pelo pagamento na aba “Número de Referência”.

Como enfatiza Breno Cipriano, o preenchimento dos dados é de total responsabilidade do usuário e a indicação incorreta (CPF ou Nome ou Número do Cartão de Acesso divergentes) poderá inviabilizar o processamento da recarga.

Finalizada a etapa de identificação, o usuário será redirecionado para a página de pagamento, momento em que poderá escolher a opção Pix e então clicar em “Pagar”. Após efetuar a transação financeira, é importante salvar o comprovante e aguardar a efetivação da recarga.

A confirmação poderá ocorrer dentro do prazo de até 24h úteis. Por conta disso, a orientação da Coordenadoria do RU é que a efetivação dos pagamentos seja realizada sempre com antecedência, para que o usuário possa aproveitar a comodidade de não pegar filas nos guichês de recarga.

De acordo com Breno Cipriano, após a identificação do pagamento, a recarga será efetivada e uma notificação eletrônica será enviada ao portador do Cartão de Acesso: “caso o usuário tenha efetuado o pagamento corretamente, no prazo descrito, e não tenha constatado a inclusão do valor no seu Cartão de Acesso, ele poderá comparecer às unidades dos guichês para verificação”, ressalta.

Ao optar pelo serviço de pagamento via Pix para utilização dos serviços do RU, é importante adotar alguns cuidados como, por exemplo, utilizar apenas os links divulgados pela própria UFCA em seus canais de comunicação institucionais, assim como ficar atento ao preenchimento correto dos dados no momento de gerar a GRU.

Vale destacar que os pagamentos em dinheiro para recarga do Cartão de Acesso ao RU continuarão disponíveis. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar a Coordenadoria do RU, que funciona no campus Juazeiro do Norte (bloco I, segundo andar, sala 201).

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
prae@ufca.edu.br