UFCA realiza ação de combate à pobreza menstrual. Iniciativa faz parte da Oitava Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental, no campus Brejo Santo

Publicado em 07/06/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h31

Entrada do Instituto de Formação de Educadores (IFE), localizado em Brejo Santo.

A desinformação, a escassez de itens básicos de higiene pessoal feminina, as dificuldades financeiras e a falta de apoio emocional são características de um tema importante, embora pouco discutido na sociedade brasileira: a pobreza menstrual. Essa temática afeta diariamente milhares de mulheres pelo país, jovens e adultas, de diferentes classes e etnias. 

Ciente dessa situação, o Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA), por meio da coordenação do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICNM), está desenvolvendo a ação “Fluxo sem tabu: um combate a pobreza menstrual”. Essa iniciativa busca amenizar o problema da pobreza menstrual entre as estudantes do IFE/UFCA, com a doação de itens de higiene feminina, no campus Brejo Santo.

Professor da UFCA e criador do projeto, Paulo Gonçalo explica que, como a ação visa fornecer apoio permanente às discentes do IFE/UFCA, as doações podem ser feitas por qualquer pessoa, de forma contínua (a qualquer tempo). Os itens a serem doados podem ser entregues na recepção do IFE/UFCA.

O lançamento da campanha ocorre amanhã, dia 8 de junho de 2022, e integra a programação da oitava Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental (Semaco – link para uma nova página). Na ocasião, haverá uma roda de conversa com a participação da assistente social do IFE/UFCA, Mayéwe Santos; da jornalista e ativista das causas de igualdade de gênero, Micheline Matos; e da orientadora social e discente do curso de Licenciatura Interdisciplinar da UFCA, Larice Silva.

Para Mayéwe Santos, que participa da roda de conversa sobre a temática, a partir das 19h, a pobreza menstrual deve ser discutida e combatida em todos os âmbitos da sociedade: “Esse tema envolve muito mais que a falta de condições econômicas, pois está diretamente relacionado às questões de gênero. A UFCA tem um compromisso com a sociedade e, por isso, projetos como esse são sempre acolhidos, especialmente por que busca discutir o tema sem tabu”, afirmou.

Oitava Semaco e Quarto EnSIS

Entre os dias 6 e 11 de junho de 2022, o IFE/UFCA realiza a oitava Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental (Semaco) e o quarto Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido (EnSIS). Com uma programação diversificada e que destaca o protagonismo de povos originários da região e outros coletivos populares, os eventos são realizados simultaneamente.

Em 2022, a Semaco e o EnSIS ocorrem de forma híbrida (presencial e on-line). Outras informações estão disponíveis no Portal da UFCA (link para uma nova página).

Serviço:

Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática
Telefone: (88) 3221-9591
cienciasematematica.ife@ufca.edu.br