UFCA realiza Assembleia Geral Universitária nesta terça-feira, com transmissão pelo YouTube. Saiba como participar
Publicado em 06/07/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h23
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) realiza nesta terça-feira, 7 de julho de 2020, sua primeira Assembleia Geral Universitária do ano. O evento será realizado com uso de plataformas digitais, a partir das 14h desta terça, em razão da necessidade de manter o distanciamento social durante a pandemia de Covid-19 – que motivou a suspensão do calendário acadêmico da instituição.
Para viabilizar a logística da transmissão, a Reitoria se reuniu nesta segunda-feira, pela manhã, com representantes do Movimento Estudantil na UFCA, do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) e da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (CIS do PCCTAE). O objetivo foi acordar protocolos para as manifestações durante a assembleia, o que abrange itens como o ordenamento de inscrições, o tempo de fala para os participantes e a organização de votações.
Nessa reunião, foi definido que o canal oficial da UFCA no YouTube, o UFCA TV (link para uma nova página), será o espaço virtual de encontro da comunidade acadêmica. Pelo canal, será transmitida uma reunião realizada por meio de uma sala virtual no google meet. Inicialmente, essa sala terá apenas a presença do reitor, Ricardo Ness, da vice-reitora e presidente do Comitê Interno de Enfrentamento ao Covid-19 (Cieco-19/UFCA), Laura Hévila, de intérpretes de Libras e da equipe que viabilizará tecnicamente a transmissão.
Na descrição da live no YouTube, haverá um link para a plataforma Forms, pela qual será possível solicitar inscrição para manifestações orais. Após o preenchimento do formulário, o usuário receberá outro link, agora para a já citada sala virtual no google meet, na qual será possível fazer sua exposição. Conforme acordado com as categorias, os participantes inscritos terão 3 minutos para se manifestarem oralmente. Manifestações no chat do YouTube não serão replicadas na reunião. Diferente do que habitualmente vem ocorrendo em outras reuniões virtuais na UFCA, o Forms será a única forma de solicitar inscrições. Assim, pedidos de inscrição no chat da sala virtual serão desconsiderados.
As participações serão organizadas em blocos, de 10 exposições em cada um. Antes da primeira fala, o reitor vai expor a lista dos participantes, para que os expositores do bloco possam se preparar para a sua inserção e, assim, dar maior fluidez à assembleia. Essa lista também será publicada no chat no YouTube.
Também foi acordado na reunião desta segunda-feira que os participantes possam continuar na sala virtual no google meet após sua exposição oral. Assim, o número de participantes vai crescer durante a assembleia. Se a capacidade máxima da sala virtual, que é de 250 participantes, for atingida antes do fim do evento, a Reitoria deve fazer uma breve interrupção para solicitar que algumas pessoas deixem a sala, permitindo assim que outras possam se manifestar.
Durante a assembleia, algumas pautas podem ser postas em votação. As votações serão centralizadas em um novo formulário da plataforma Forms, pelo qual a comunidade acadêmica poderá votar. O link para votação será divulgado pelo YouTube ao fim da assembleia. O tempo para votação foi definido em 10 minutos, também em acordo com os representantes da comunidade da UFCA. Esses 10 minutos serão contados a partir do acionamento do cronômetro no YouTube, que tem um atraso de cerca de um minuto em relação à reunião na sala virtual.
Para conseguir votar, os integrantes da comunidade acadêmica precisam dispor de um e-mail institucional. A solicitação é feita pelo botão de utilitários da página inicial, no canto superior direito da tela, no campo “criar e-mail institucional”. A tela seguinte (link para uma nova página) vai solicitar o CPF, a data de nascimento e o nome completo da mãe do solicitante. Depois disso, basta escolher uma sugestão de endereço e começar a usar o novo e-mail. Dúvidas durante o processo podem ser encaminhadas à Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA), pelo e-mail atendimento.dti@ufca.edu.br.
Serviço
Assembleia Geral Universitária
Onde: no canal oficial da UFCA no YouTube, UFCA TV
Quando: 7 de julho de 2020, às 14h