UFCA recebe Laboratório Móvel para capacitação de estudantes em TI. Apresentação do Hackatruck MakerSpace ocorre no dia 17 de junho, no campus Juazeiro do Norte

Publicado em 03/06/2024. Atualizado em 03/06/2024 às 13h44

Caminhão que abriga o laboratório móvel do projeto. Foto: HackaTruck MakerSpace/Divulgação

Entre os meses de agosto e setembro de 2024, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai receber, no campus Juazeiro do Norte, o projeto Hackatruck MakerSpace. O Hackatruck é um laboratório móvel que viaja pelo país para capacitar estudantes de Ensino Superior no âmbito da Tecnologia da Informação (TI).

A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), executada pelo Instituto Eldorado, no âmbito do Programa MCTI Futuro. Sob coordenação da Softex – uma Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip) da área de inovação e tecnologia – o Hackatruck MakerSpace tem como parceiros tecnológicos as empresas IBM, Cisco, Flex, em colaboração com a Apple.

No Hackatruck MakerSpace, os/as estudantes terão contato com áreas de TI como Computação em Nuvem (o chamado Cloud); IoT (ou “a Internet das Coisas”, em tradução para o português); Inteligência Artificial (IA) e Linguagem de Programação Swift. Esta ferramenta foi desenvolvida pela big tech Apple para a criação de aplicativos pensados para os principais sistemas operacionais do mercado, como iOS, Windows e Linux.

Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação da UFCA, Nelson Sandes, podem participar da iniciativa discentes de quaisquer cursos da Universidade, sejam de graduação ou de pós-graduação: “[Podem participar estudantes de] Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Matemática Computacional, Ciência da Computação, além de curiosos de outras graduações que pretendam aprender a programar”, disse.

Os cursos ofertados pelo Hackatruck MakerSpace serão todos gratuitos. Os presenciais serão ministrados no caminhão que abriga o laboratório móvel, que ficará estacionado no campus Juazeiro do Norte da UFCA até o fim das atividades do projeto na instituição, neste ano.

Turmas para cursos presenciais serão selecionadas após participação em etapa EaD

A efetiva participação nos cursos presenciais do Hackatruck requer inscrição no curso a distância “Conceitos e Fundamentos: Algoritmos e Programação Orientada a Objetos com Swift”, a ser realizada antes do início das aulas no laboratório móvel.

As inscrições para essa capacitação remota, para a qual não há limite de vagas, começam no dia 17 de junho de 2024: mesmo dia em que os realizadores da iniciativa vão apresentar detalhes sobre os cursos oferecidos e sobre os objetivos do programa. O evento de apresentação será às 14h, no Auditório Beata Maria de Araújo (bloco H, campus Juazeiro do Norte).

Assim que forem abertas as vagas para a UFCA, as inscrições deverão ser realizadas no site do programa, no menu “Próximas turmas” (canto superior direito, em amarelo). Será necessária a criação de um cadastro na plataforma para concluir a inscrição.

Etapa EaD

Na etapa EaD, os estudantes inscritos terão contato com conceitos e fundamentos de Algoritmos, Lógica de Programação e Orientação a Objetos em Swift. Além desses, os participantes verão, ainda, tópicos mais avançados como estrutura de dados e outros elementos próprios da Linguagem Swift.

A carga horária prevista para os módulos que compõem a etapa EaD do Hackatruck é de 50 horas, assim distribuídas: Algoritmos para Swift (15h); Orientação a Objetos para Swift (15h); Programação Swift (20h).

O acesso ao conteúdo da etapa EaD é concedido imediatamente após a inscrição. Por esse motivo, a etapa EaD poderá ser cursada a partir do mesmo dia 17 de junho, seguindo até o dia 22 de julho de 2024.

Terão direito a certificado da etapa remota aqueles/as que tenham obtido média igual ou superior a 7 nos testes finais de cada módulo.

Ao todo, 56 estudantes serão selecionados para a fase presencial do laboratório – sendo duas turmas com 28 pessoas, em dois turnos diferentes: vespertino e noturno. Os cursos presenciais terão duração de 5 semanas, com carga horária diária de 4h.

Quem for selecionado/a para a etapa presencial deverá confirmar, para os realizadores do projeto, sua intenção de cursá-la. A confirmação deverá ser feita entre os dias 29 de julho e 5 de agosto de 2024.

Dinâmica presencial

Durante a etapa presencial, prevista para ocorrer entre os dias 13 de agosto e 12 de setembro de 2024, o projeto ofertará o curso “Práticas de Cloud Services usando Swift com ênfase em Serviços Cognitivos”. Todos os conteúdos programados para o curso podem ser acessados no site do projeto.

Além das temáticas abordadas no curso da etapa remota, a fase presencial também vai incentivar o desenvolvimento de um protótipo de um aplicativo. O aplicativo, por sua vez, pode ser desenvolvido com base em temas livres, escolhidos pelo próprio estudante, ou em temáticas sugeridas pela equipe do laboratório.

As temáticas indicadas pelo Hackatruck MakerSpace são: Saúde; Educação; Indústria 4.0; Varejo; Segurança; Mobilidade Urbana; Agro; Sustentabilidade; Turismo e Temas Sociais.

Os participantes da etapa presencial serão acompanhados por instrutores e, ao fim do curso, terão certificação de 100 horas.

HackaTruck MakerSpace

O HackaTruck MakerSpace é um projeto de capacitação profissional tecnológica que, desde 2015, já capacitou mais de 4.500 estudantes em 72 universidades de todas as regiões do Brasil.

Para realização do projeto no Cariri, a UFCA firmou, por meio da Diretoria de Articulação e Relações Institucionais (Diari/UFCA), um termo de cooperação com o Instituto Eldorado com duração de 24 meses. O termo foi assinado em 18 de março.

Curso de Ciência da Computação
computacao.cct@ufca.edu.br