UFCA recebe oficina de Curadoria em Videoperformance e Performance Urbana, do “Sindicato da Performance”. Evento ocorre entre os dias 11 e 19 de maio
Publicado em 04/05/2023. Atualizado em 04/05/2023 às 17h26
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai sediar parte da programação do evento “Sindicato da Performance” 2023. O projeto, contemplado no décimo segundo Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, realizado no ano passado, vai reunir programação diversificada, em torno de trabalhos performáticos, nas cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, entre os dias 11 e 19 de maio de 2023. Esta é a terceira edição do evento: uma realização da produtora independente Fatozero Produções Culturais, do Cariri cearense.
É possível entender “performance” como uma construção artística realizada em determinado tempo e espaço, na frente de uma audiência, na qual a plateia tem papel ativo nessa construção. Assim, a apreensão da obra depende de uma conexão subjetiva entre público e artista.
Oficina na UFCA
Na UFCA, será realizada a oficina “Curadoria em Videoperformance e Performance Urbana: compartilhamento de experiências a partir do Festival Imaginários Urbanos”. Com duração de 6h, a oficina será realizada no próximo dia 17 de maio de 2023, a partir das 14h, no campus Juazeiro do Norte, pelos artistas-curadores-pesquisadores Eduardo Bruno e Waldírio Castro, da Imaginários: uma plataforma nordestina de criação, pesquisa e circulação de Arte Contemporânea.
A oficina pretende analisar processos curatoriais das últimas quatro edições do Festival Imaginários Urbanos, apontando percursos desde a formulação do projeto curatorial até suas execuções. Ao final da oficina, é pretendido construir coletivamente uma proposta curadoria para uma mostra de videoperformance.
Ao todo, são ofertadas 15 vagas, abertas tanto para o público interno da Universidade quanto para o público externo. Para realizar inscrição, é preciso preencher formulário eletrônico até o dia 15 de maio de 2023.
Programação do Sindicato
A programação do Sindicato da Performance prevê também a apresentação de 10 performances urbanas e de 5 videoperformances, selecionadas entre 164 trabalhos inscritos.
Estão previstas apresentações em espaços urbanos, mostra de videoperformance e feira de livros. A programação completa, a lista de artistas selecionados para as apresentações, as videoperformances e as novidades sobre o festival podem ser acompanhadas pelo perfil oficial do Sindicato da performance no Instagram.
Sindicato da Performance
Além da UFCA, o Sindicato da Performance também conta com patrocínio da prefeitura do Crato e com a parceria de instituições como a Universidade Regional do Cariri (Urca), o Instituto Dragão do Mar, o Centro Cultural Banco do Nordeste, o Instituto Mirante, o Instituto Federal do Ceará (campus Crato), a prefeitura de Juazeiro do Norte, além de laboratórios de criação e de coletivos artísticos locais.
Esse ano, o festival convida o público para debater a função social da arte, a partir de questões como “Existe mesmo uma função social da arte?”, “Teria toda arte uma mesma função?” ou “Existe arte cuja função seja justamente não ter função?”. A ideia do festival é percorrer as narrativas do corpo como linguagem artística, em seus diversos significados.
Serviço
Pró-Reitoria de Cultura
Coordenadoria de Artes
cartes.procult@ufca.edu.br