UFCA sedia reunião do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses. Projetos sobre aprendizagem e mobilidade acadêmica foram discutidos
Publicado em 11/04/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h25
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) sediou, nesta sexta-feira, 8 de abril de 2022, a primeira reunião do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc), após o retorno às atividades presenciais no ensino superior do estado. O encontro, realizado de forma híbrida, com participação presencial e remota, ocorreu no auditório Bárbara de Alencar, no campus Juazeiro do Norte.
Atualmente, o Cruc é presidido pelo reitor da UFCA, professor Ricardo Luiz Lange Ness (biênio 2022-2023). A vice-presidência está com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), professor José Wally Mendonça Menezes.
Ao conduzir a reunião, o professor Ricardo Ness ressaltou a importância da integração e do encontro entre os presentes para debater temas caros às universidades cearenses. Os reitores tiveram a oportunidade de discutir projetos de melhoria na aprendizagem dos estudantes da graduação e de mobilidade acadêmica entre os discentes das universidades localizadas no estado. Além disso, também foram tratadas questões sobre o estatuto do Cruc e sobre os problemas de conectividade da rede acadêmica no Ceará.
Estiveram presentes no auditório os reitores Hidelbrando dos Santos Soares (Universidade Estadual do Ceará), Francisco do O’ de Lima Júnior (Universidade Regional do Ceará), Roque do Nascimento Albuquerque (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira); o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; o ex-secretário da pasta Inácio Arruda; e Cícero Emerson Lacerda de Sousa (representante do Instituto Centro de Ensino Tecnológico).
Participaram de forma remota Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque (reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú), José Glauco Lobo Filho (vice-reitor da Universidade Federal do Ceará), Daniel Ferreira de Castro (representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) e Gláucia Aguiar (secretária do Cruc).
Aprendizagem
A pró-reitora e a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis da UFCA, professoras Ledjane Sobrinho e Liana Esmeraldo, respectivamente, apresentaram o projeto “Aprendendo a aprender: ciclo de oficinas sobre autorregulação da aprendizagem”, iniciativa da Divisão de Apoio à Permanência, da Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento Discente da Prae/UFCA.
Por meio da realização de oficinas, a iniciativa tem como objetivo apoiar o aprimoramento do processo de aprendizagem dos estudantes, focando na possibilidade do discente administrar fatores cognitivos, motivacionais, comportamentais e ambientais para alcançar as metas acadêmicas. O projeto será replicado em breve no Instituto Federal de Blumenau, em Santa Catarina.
A intenção, ao apresentar ao Cruc, é que a iniciativa possa ser desenvolvida também em universidades do Ceará. Os reitores sugeriram a criação de um fórum de pró-reitores de Assuntos Estudantis para integração e troca de experiências, com a intenção de pensar ações conjuntas para as instituições de ensino superior cearenses.
Como projeto piloto, ficou definido que UFCA e Urca reunirão suas pró-reitorias de Assuntos Estudantis para pensar políticas conjuntas que beneficiem os estudantes do Cariri. O professor Ricardo Ness ressaltou ainda que futuramente, conforme prevê o estatuto do Cruc, serão criadas comissões técnicas temáticas entre as universidades para debater outras questões, como ensino, pesquisa e extensão.
Mobilidade acadêmica
Ricardo Ness também apresentou um acordo de cooperação firmado entre universidades de Alagoas para garantir mobilidade acadêmica entre os estudantes das universidades do estado. A ideia é que, no Ceará, os representantes do Cruc estudem a possibilidade de firmar uma parceria semelhante para beneficiar os discentes das universidades cearenses.
Atualmente, existe a possibilidade dos estudantes das universidades federais cumprirem componentes curriculares em outras federais. No acordo de cooperação a ser desenvolvido pelo Cruc, os discentes das instituições cearenses poderiam cursar disciplinas em outras universidades cearenses. Dessa forma, estudantes das federais poderiam passar um semestre em uma universidade estadual, por exemplo. Ou discentes de estaduais poderiam fazer uma disciplina em uma instituição federal.
Os representantes do Cruc ficaram de definir, em breve, uma comissão para tratar especificamente sobre esse assunto.
Cruc
O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses é uma entidade civil, fundada em 15 de julho de 1992. Tem como objetivo desenvolver a educação superior no do Ceará com o apoio das universidades presentes no estado.
Serviço
Gabinete da Reitoria
gabinete@ufca.edu.br